Projeto Cine Bastiana retorna exibições de filmes e realiza oficina

04/10/2024

As primeiras sessões aconteceram no final de semana passado, 28 e 29 de setembro, com exibições de filmes para os mais diversos públicos, trazendo a sétima arte para mais perto das pessoas, além de destacar a importância da preservação da Lagoa Bastiana, uma Área de Proteção Ambiental, APA, ameaçada pela poluição e crescimento urbano desordenado. “O Cine Bastiana surgiu da proposta de ter um dia direto de cinema público para comunidade. Um dia de filmes manhã, tarde e noite. Foi daí que a gente tirou essa ideia a comunidade adorou. A gente estava pensando nisso, mas não estavámos só, quando descobrimos que tinha mais gente pensando nisso também a gente ficou feliz”, conta Sara Benvenuto, cineasta, professora do Curso de Lingua Inglesa da UECE/Fecli, idealizadora do projeto, ressaltando as parcerias importante para desenvolver o projeto do cinema popular em Iguatu.

Os filmes são selecionados previamente de acordo com a disponibilidade. “Pra essa retomada, ainda mais que ganhamos esse prêmio nacional, a gente preferiu por filmes brasileiros. A gente seleciona o que é mais recente, o que tá em cartaz, entramos em contato com as distribuidoras, com apoiadores, com produtores e tentamos negociar o licenciamento. Outra parceria que nos deixa muito bem amparado é o catalogo do Cine Sesc. Temos parceria com Sesc Iguatu que nos cede sempre o catalogo e podemos aproveitar e exibir as obras do Sesc.” conta Sara.

Desde o final de semana passado, que o Cine Bastiana vai passar a exibir uma vez por mês ao sábado e domingo, filmes. O público contemplado serão sessões infantil e para outros públicos. “Teremos sessões agora em outubro, novembro, dezembro até maio. Então, nós temos uma garantia com esse prêmio até maio, mas não pretendemos parar. Vamos continuar, nem que seja como voluntários, mas agora com esse incentivo nos ajuda a fazer melhor, mas estamos garantidos até maio de 2025. Fiquem atentos nas nossas redes sociais, Cine Bastiana onde atualizamos sobre nossa programação”, pontuou Sara Benvenuto, destacando também a parceria com a Adesce, Associação para o desenvolvimento economico e cultural do distrito de Suassurana. “Pra nós da Adesce é uma alegria, já vinhamos com uma caminhada com o pessoal do Cine Bastiana, tivemos oficinas, trouxemos crianças aqui para assistir alguns filmes. Dentro desse parceria tem sido muito válido, de muito aprendizado. Até porque pela realidade da nossa cidade que infelizmente cinema, não tem. Até o próximo ano vamos ter essa parceria firmada que esperamos que continue. Mas, para além de cinema a gente disputa um lugar muito importante na cultura e mostra que Iguatu, já merece uma sala de cinema. Um equipamento que possa oferecer essa cultura, esse lazer, entretenimento para nosso povo.”, destacou Rita Clares, presidente da Adesce.

Além da exibição de filmes, o projeto Cine Bastiana também realiza formações, encontros e oficinas, uma delas foi ministra pela atriz Georgina Castro, Workshop de interpretação para a camera. “Eu já vinha do histórico do teatro, mas comecei no cinema aqui nessa terra, quando gravei o Céu de Suely. Voltar aqui ministrando uma oficina e também ter meu filme exibido (Hospital e Brinquedos) nesse projeto é muito especial. Olhar os lugares que filmei, onde tudo começou. Passando pela cidade e rever onde filme foi muito especial”, contou Georgina ressaltando o envolvimento dos participantes na oficina que ela ministrou dentro desse projeto. “Uma troca muito importante porque repasso técnicas e aprendo também com ele. Vi uma galera muito dedicada, telentosa. Essa iniciativa do Cine Bastiana é fundamental para descentralizar as ações que normalmente vão para os grandes centro. Esse projeto incentiva quem tá produzindo, novas pessoas a produzirem. Fundamental esse tipo de iniciativa tanto de filmes, quanto de oficinas”, disse.

Entre os vinte participantes, Gil Barbosa, que trabalha na construção civil, se descobriu artista, se mostrou empolgado com o que aprendeu. Para ele é um mundo fantástico. “A primeira participação foi na encenação da Paixão de Cristo, depois passou a curtir ainda mais teatro, cinema. “Sempre gostei de arte, há muito tempo queria participar de alguma peça, foi quando surgiu a oportunidade de participar da Paixão de Cristo, quando tava precisando de figurantes. Gostei demais e participo todo ano. Esse projeto Cine Bastiana é aberto para todo mundo, a gente participando aprende muito. Por tanto quem tiver interesse gosto, participe da próxima vez. Muito bom. Legal também que a Georgina, que ministrou essa oficina pra gente, é muito didática. A gente aprende bem. E o melhor que fez recordar as gravações do filme que muitas cenas aconteceram na minha rua, no bairro Santo Antonio. Muito legal o mundo por trás das cameras, do cinema”, afirmou.

O projeto Cine Bastiana é apoiado pela Secretaria da Cultura do Ceará, através da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n. 195/2022). Em parceria com o Cine Alicerce e a ADESCE, o Cine Bastiana realizará exibições até maio de 2025. Além dos filmes, o projeto promoverá outras oficinas audiovisuais, integrando cultura, meio ambiente e sustentabilidade.

MAIS Notícias
Rodoviária de Iguatu aguarda fluxo de 10 mil passageiros
Rodoviária de Iguatu aguarda fluxo de 10 mil passageiros

O terminal rodoviário Senador Fernandes Távora, em Iguatu, se prepara para significativo aumento no fluxo de passageiros durante as eleições de 2024, que ocorrerão neste domingo, 6. A expectativa é que o movimento de passageiros cresça 25% entre os dias 4 e 6 de...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *