Projeto contempla população e alunos da APAE com atividades físicas

12/07/2019

Crianças e adolescentes têm a oportunidade de praticar atividades esportivas através do Projeto Sesc Ativo, ação social desenvolvida pela Sistema FECOMERCIO através do SESC. Em Iguatu, moradores tem acesso ao judô, natação, futsal e capoeira. As modalidades são disponibilizadas na própria unidade do Sesc. Durante esse período de férias a ação foi estendida também para os alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, com aulas de capoeira.

As aulas acontecem na sede da instituição, no Centro, todas as quartas-feiras, pela manhã. Ao som do ritmo atabaque, berimbau e dos pandeiros, os alunos mostram que também têm gingado. “Eles seguem direitinho as instruções que a gente repassa. Estamos apenas com cinco aulas com eles, mas a gente vê a empolgação deles. O melhor de tudo é que eles já praticam outras atividades esportivas o que ajuda no desempenho deles. Eles fazem uma festa e são bem disciplinados”, disse empolgado o contramestre Mororó, instrutor de capoeira.

As aulas acontecem na sede da instituição, no centro, todas as quartas-feiras, pela manhã

Gratificante, sensacional

O estudante Joalisson Soares, 19, aluno da APAE, disse que não conhecia a capoeira, mas gostou muito da atividade esportiva. “Eu nado, corro jogo bola e agora na capoeira. Eu gostei. É muito bom!”, ressalta o aluno.

“Com essa parceria com o Sesc, aproveitamos o Projeto Sesc Ativo aqui na unidade como programação da colônia de férias. Os alunos estão tendo a oportunidade de participar dessa atividade física. E ter mais uma ação nesse período de férias, quando muitos deles ficavam ociosos em casa, e aqui pra eles. Tudo é diversão”, disse Iêda Couras, diretora da APAE.

E apesar das limitações físicas e intelectuais de cada um, para o instrutor do esporte a capoeira não há diferenças. Durante as aulas até mesmo Jarderson, que é cadeirante e tem outros problemas de saúde, entra na roda. “Cada um aproveita da melhor maneira possível. É gratificante ver o sorriso dele. Não tem dinheiro que paga um trabalho aqui. É sensacional”, conclui Mororó, afirmando que o desafio tanto para alunos quanto para professor e praticantes do esporte que ajudam a ministrar as aulas o contato direto com alunos da APAE acaba se tornando em aprendizado.

“O projeto SESC Ativo conta mais de vinte núcleos espalhado em bairros de Fortaleza, Região Metropolitana e no interior nas cidades que têm unidades do SESC com diversas modalidades esportivas. Os participantes são incentivados à prática de atividades físicas permanentes. Atualmente são atendidas cerca de 1.800 pessoas em todo o Ceará, nas unidades do SESC. Em Iguatu, o projeto oferta além da capoeira, judô, natação e futsal. As atividades são ministradas na própria unidade, com exceção da capoeira na APAE”, esclarece Douglas Alves, professor de Educação Física e instrutor do SESC.

MAIS Notícias
Obra de reforma da Prefeitura de Iguatu será licitada novamente
Obra de reforma da Prefeitura de Iguatu será licitada novamente

As obras de reforma da sede da Prefeitura de Iguatu estão paralisadas desde a eleição de 2024. Mesmo com placa identificando a obra, com valor, órgão responsável e prazo de entrega, não há nenhum operário no local, apenas um homem numa ‘gurita’ que se identificou como...

Artesã iguatuense faz releituras de obras de Romero Britto
Artesã iguatuense faz releituras de obras de Romero Britto

  A artesã e artista plástica Silvanir Paulino atualmente trabalha na pintura de telas inspiradas nas cores e traços do artista pernambucano Romero Britto. A ideia é montar em breve uma exposição com as telas que vem pintando. Silvanir utiliza a técnica acrílica...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *