As aulas acontecem aos domingos à tarde, a partir das 16h, na Igreja Assembleia de Deus Jerusalém, no bairro Santo Antônio, na periferia desta cidade. O objetivo do projeto é proporcionar uma infância protegida e de qualidade para as crianças tendo como foco as artes, entre essas a música. O Projeto Doce Flauta Doce iniciou em 2019, faz parte das ações do Instituto Sócio Cultural Mano Prudêncio e contempla crianças entre 5 a 13 anos.
O maestro Michael Prudêncio é quem ministra as aulas. Ele destaca a importância de atuar repassando seus conhecimentos para esse público. “Para mim, é uma grande satisfação repassar um pouco de conhecimento que eu tenho de música para essas crianças. A gente trabalha com crianças de 5 a 13 anos. A turma está variando entre essas idades”, disse o maestro, afirmando que a boa participação deles o motiva a desenvolver o projeto na comunidade. “Eu fico muito feliz com a vontade que eles têm, com a atenção. Nossas aulas funcionam todo domingo na igreja, um horário que dá para eles participarem bem, das 4h às 17h, e eles são bem assíduos. Prestam bem atenção, executam bem os exercícios. Fico muito feliz com todo esse resultado que a gente está tendo. A turma é excelente, uma turma que tem um desenvolvimento bem avançado, isso pelo pouco tempo que a gente tem de aula, mas já tem um nível de conhecimento e desenvolvimento bastante destacado”, pontuou.
Segundo Michael, outro foco é mostrar que a arte pode mudar e contribuir com melhor qualidade de vida, interação social e desenvolvimento escolar. “A gente fica muito feliz, por ministrar essas aulas, tirando essas crianças da ociosidade, tirando da rua, estão aprendendo todo o conteúdo de música. Espero que a gente consiga alcançar os nossos objetivos com essas aulas e que saiam grandes músicos, como saíram de outros projetos de que eu já participei. Logo a gente vai está apresentando nosso trabalho com eles”, ressaltou.
Voluntariado
O Instituto Mano Prudêncio é uma organização social promovida pelos filhos do maestro Mano Prudêncio (in memoriam), que atua no bairro Santo Antônio. Um dos objetivos é proporcionar aulas de artes em geral para comunidade com o foco na infância, buscando contribuir com a qualificação da infância, gerar oportunidades e protagonismo infantil. “Essa é a principal missão do Instituto. Atualmente a gente está funcionando com uma turma de flauta doce para crianças desde 2019, a gente sempre monta apresentações, a que mais se destaca é a de final de ano”, afirmou Michel Prudêncio, músico e produtor cultural.
As ações são realizadas por meio de trabalho voluntário dos filhos de Mano Prudêncio, amigos e parceiros. Entre esses parceiros, a igreja Assembleia de Deus Jerusalém.
O projeto do Instituto Mano conta com o apoio do Ministério da Cultura/Governo Federal através da Lei Paulo Gustavo, contemplado com um pequeno incentivo para realização desse microprojeto. O coletivo conta também com o apoio institucional da Igreja Assembleia de Deus Jerusalém.
0 comentários