Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza
O diretório estadual do Partido Socialista Brasileiro do Ceará (PSB-CE) realiza neste domingo, dia 27 de abril, o XVI Congresso Estadual, no auditório da Universidade do Parlamento (Unipace). Com o tema “Democracia, Economia Criativa e Gestão Compartilhada”, os congressistas vão debater a conjuntura política estadual e nacional, além de eleger o novo Diretório e a nova Executiva estadual do PSB, os Conselhos de Ética e Fiscal e os delegados que irão participar do Congresso Nacional do Partido. Será um momento também para definir as estratégias eleitorais do partido para 2026, quando acontecem disputas para presidente da República, governador de estado, duas vagas para o Senador pelo Ceará e deputados federais e estaduais.
O Congresso contará com a participação do presidente estadual do PSB, Eudoro Santana, do vice-presidente estadual, senador Cid Gomes, além de deputados estaduais e federais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e terá a participação especial do prefeito de Recife, João Campos. Eudoro Santana deve ser mantido na presidência do PSB Ceará, que conseguiu eleger 65 prefeitos no Ceará nas eleições municipais do ano passado.
O PSB pretende eleger um senador, seis deputados federais e 13 estaduais. O partido vai apoiar a reeleição do governador Elmano de Freitas (PT). Para o Senado, se não concorrer à reeleição, Cid Gomes defende o nome do deputado federal Júnior Mano como candidato do partido.
Mas dentro do PSB há quem defenda que Cid Gomes concorra à reeleição para o Senado. Quem também é cotado no partido para disputar uma vaga no Senado é o atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Romeu Aldigueri.
Aliado ao PT do governador Elmano de Freitas e do ministro da Educação, Camilo Santana, o PSB indicaria um candidato ao Senado e outro seria do PT. No partido de Elmano também há uma forte disputa interna sobre o nome a ser indicado. O deputado federal José Nobre Guimarães quer concorrer, a exemplo da também deputada federal Luizianne Lins.
Em 2026 serão disputadas no Senado pelo Ceará que, hoje, estão ocupadas por Cid Gomes (PSB) e Luiz Eduardo Girão (Novo).
0 comentários