Quatro dias de chuvas seguidos animam capital e interior

08/05/2021

A semana foi de boas precipitações no Ceará. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), choveu em pelo menos 137 municípios do estado do Ceará nos últimos quatro dias. As maiores precipitações na quarta-feira passada, dia 5 de maio, foram em Cascavel (100.2 mm), seguido por Missão Velha (81.2 mm), Alto Santo (81 mm) e Fortim (63 mm). Fortaleza registrou precipitação de 25.8 mm, com temperatura chegando a 21°, que veio a agradar o fortalezense já acostumado com o calor. Na madrugada de quinta-feira, dia 6, Quixelô (133mm) e Iguatu (119mm), na Região Centro-Sul, tiveram as maiores chuvas do Estado.

Na quinta-feira, dia 6, o céu se mostrou nublado ou parcialmente nublado com chuva na faixa litorânea, no maciço de Baturité, na Ibiapaba e nas demais regiões, eventos de chuva. Na sexta-feira, dia 7, a previsão da FUNCEME também era de nebulosidade variável com chuva isolada em todas as regiões.

As condições favoráveis para ocorrência de chuvas no Ceará animam os moradores de Fortaleza, Região Metropolitana e interior. No caso da Capital, a preocupação é com o reabastecimento de açudes importantes, como o Castanhão, em Alto Santo, que são importantes para garantir o fornecimento de água na RMF.

De acordo com informações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), o açude Castanhão subiu 17 centímetros em 48 horas. Na quarta-feira, dia 5, o equipamento chegou a 12,56 % de sua capacidade, devido às boas chuvas na Bacia do Salgado, no Cariri. O açude Castanhão também já está recebendo recursos hídricos da transposição do Rio São Francisco.

A FUNCEME diz que para o Ceará permanece valendo a última previsão referente aos meses de março, abril e maio. Há 50% de probabilidade de chuvas abaixo da média, 40% em torno da média e de 10% acima.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *