Queimadas na região de Alencar provocam oscilações e falta de energia

15/10/2022

Desde o feriado da quarta-feira, 12, até a tarde de ontem, sexta-feira, 14, que a região Centro-Sul e a cidade de Iguatu vêm registrando constantes oscilações e falta de energia elétrica. Somente na quarta, Dia da Criança e de Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, foram três quedas de energia. A primeira volta das 15h e outras duas entre 17h55 e 18h15. Ontem, por volta das 16h, houve mais uma oscilação com falta de energia. Na terça-feira, 11, também foi registrada oscilação com falta de energia em seguida.

Os intervalos entre cada falta e retorno da força não foram mais do que 5 minutos, em todas as ocorrências. Usuários temem pelas quedas de energia, porque isso eleva o risco de danificar aparelhos elétricos, uma vez que as oscilações são repentinas. “Você está ali, tranquilo, assistindo a uma TV, quando de repente a energia falta, não dá tempo fazer nada, desligar nada, só temo pelo risco de queimar alguma coisa, principalmente quando falta e volta em seguida”, relatou o usuário Francisco Carlos Gomes, 36, dono de um estabelecimento comercial, que depende da energia elétrica para o funcionamento do seu pequeno negócio no bairro Cohab, Iguatu.

Segundo informações dos órgãos de defesa do meio ambiente, as queimadas nesta época do ano têm fatores naturais preponderantes, como o clima seco, ventos, vegetação seca e ausência da chuva, mas o fator mais direto é a ação do homem que provoca os incêndios de forma negligente, como jogar resto de cigarro em áreas de vegetação seca, fazer fogo na mata em locais inabitados e não apagar depois (ação de caçadores e ou pescadores).

Monitoramento e providências

A gerente do escritório da Enel-Empresa de Energia Elétrica, Patrícia Lucena, informou que as constantes oscilações no fornecimento de energia estão diretamente relacionadas com as queimadas em áreas de vegetação próximas as linhas de transmissão, na região do distrito de Alencar, zona rural-urbana, do município de Iguatu. De acordo com Patrícia, nas oscilações registradas na quarta, 12, equipes plantonistas da empresa já estavam na região do fogo, para tomar as providências adequadas, no caso de queda ou desligamento automático do sistema, como medida preventiva de danos. “Gostaria de deixar a população ciente a respeito das três faltas de energia de ontem e uma de terça, que foram ocasionadas devido às queimadas, normalmente provocadas por terceiros, próximo ao Alencar. Em todas as ocorrências, conseguimos transferir as cargas por outra linha e reestabelecer a energia em cerca de três minutos”, frisou.

“Acho importante deixar a nossa população ciente do ocorrido e conscientizá-la que não devemos iniciar queimadas próximo as linhas de distribuição de energia. As queimadas continuam. Estamos monitorando de perto e contando sempre com o apoio do corpo de bombeiros. Tivemos hoje grande incidência de queimada após o IFCE próximo ao assentamento antiga fazenda do coronel Correia Lima, mas tivemos o apoio do bombeiro. Hoje conseguimos evitar a perda das nossas linhas, importante conscientizar a população que essas queimadas podem provocar grandes danos, graças a Deus não tivemos danos a rede elétrica. Apesar dos desligamentos, conseguimos reenergizar os nossos clientes no menor tempo possível.  Além da segurança dos nossos colaboradores e da população, precisamos estar sempre disponíveis e buscando a satisfação dos nossos clientes”, finalizou Patrícia.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *