Termina amanhã, domingo, 02, a I Exposição de Ovinos e Caprinos de Quixelô – ExpoQuixelô. O evento voltado para o agropecuário e agricultura familiar começou quinta-feira, 30, acontece no Centro de Eventos da cidade e integra as comemorações alusivas aos 35 anos de emancipação política do município. A exposição conta com a participação de 48 expositores locais, de Iguatu, de outras cidades do interior cearense e de estados vizinhos.
De acordo com a organização, Quixelô é um município predominantemente agrícola, 47% da população vive da agricultura e do campo. “Receber essa exposição se torna um marco em nossa história, marco para nossa agricultura. Temos em nossa cidade expositores de diversos locais”, destacou Adil Júnior, chefe de gabinete da Prefeitura de Quixelô.
O criador de caprinos Francisco Alexandre, do vale do Faé, em Quixelô, levou para a exposição animais da raça Saanem, que tem aptidão para produção de leite. “Muito boa essa iniciativa, um belo evento para o município de Quixelô, a gente visa que esse evento seja o pontapé inicial para que outros produtores da região comecem a abrir os olhos o quão valoroso é a criação de caprinos e ovinos aqui na região. E comecem a fazer a implementação de suas propriedades, melhorar geneticamente seus animais. Isso visando uma melhor organização dos rebanhos para que possamos fortalecer juntos nossa cadeia produtiva e consequentemente a economia local”, apontou o jovem criador de 18 anos de idade.
“Desde 2008 que participamos da Feira Cearense da Agricultura, que acontece em Fortaleza. Todos os anos estamos marcando presença com nossos animais. Nos últimos três anos, foi implementado o concurso de derivados do leite, que é o doce, o queijo de cabra temperado, e o comum, e a gente leva também para participar do concurso gastronômico”, acrescentou Alexandre.
Leite, mel e camarão
De acordo com dados do município, Quixelô produz diariamente 40 mil litros de leite que são destinados para duas grandes empresas de laticínios do Ceará. “A gente tem uma produção muito forte na área da apicultura, agora também produção de camarão. Temos mais de 22 mil hectares de terra com tanques destinados à criação em cativeiro do camarão. Saem daqui 30 mil quilos de camarão para exportação. Todas essas ações contam com o apoio da gestão municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente”, declarou Adil Júnior.
A programação festiva continua hoje com torneio leiteiro, julgamento de animais, oficinas, e shows musicais a partir das 22h. Amanhã, domingo, 02, acontece às 8h na igreja matriz missa em Ação de Graças e às 17h partilha do bolo comemorativo aos 35 anos do município.
0 comentários