Elizângela Santos
Iniciado na segunda-feira, 27/11, o VI Congresso de Direito da URCA-Iguatu contou com a presença da reitora em exercício da Universidade, Profa. Dra. Maria do Socorro Vieira Lopes, do diretor-geral Prof. Me. José Ivo Ferreira de Souza, do coordenador adjunto do curso de Direito da URCA em Iguatu, Prof. Jackson Dnajá, na ocasião representando o coordenador Fernando Castelo Branco, autoridades acadêmicas e civis.
O evento abriu o calendário jurídico do Centro-Sul cearense, realizado pela URCA no Campus, com a organização do Centro Acadêmico Wanda Sidou. Este ano com o tema central: A Ciência Criminal no Século XXI. Ao longo de quatro dias de evento foi explanado o campo do Direito Penal, expandindo horizontes acerca da ciência criminal mediante a oferta de minicursos no período vespertino e palestras noturnas, além da defesa de trabalhos científicos. Profissionais de larga experiência nos diversos ramos do Direito abordaram as temáticas: Juiz das Garantias, Crimes Cibernéticos, Direitos e Garantias Fundamentais à Luz do Direito Criminal Brasileiro e Direito Penal do Inimigo.
Na solenidade de abertura marcaram presença o Prefeito Municipal – Dr. Ronald Bezerra; o engenheiro civil Ilo Neto – representando o vice-líder do Governo do Estado na Assembleia – deputado estadual Agenor Neto; o presidente da Câmara Municipal – Vereador Marconi Filho; o secretário executivo de Ciência Tecnologia e Ensino Superior de Iguatu – Dr. Hudson Elói; o presidente da OAB Subseção Iguatu – Dr. Danilson Passos; o presidente da Escola Superior de Advocacia – ESA e coordenador do curso de Direito da UNIFIC – Prof. Helmo Meneses; Dr. Alan Ferreira – Promotor em Icó, egresso da casa, Dr. Bruno Leonardo – da Segunda Promotoria de Iguatu, Professora Jaquelini Silva – Diretora de Pós-Graduação e Pesquisa do Campus, professores do colegiado de Direito e uma numerosa plateia de estudantes do Curso e convidados. Na ocasião, a vice-reitora trouxe o abraço do reitor Carlos Kléber e destacou a relevância do curso de Direito para a Universidade e para a transformação da sociedade, destacando ainda os 16 dias de ativismo contra a violência contra a mulher e o Observatório da Violência da Universidade, tendo o prof. José Ivo Ferreira destacado o Selo OAB Recomenda, a recente divulgação da nota 4 no ENADE e o Reconhecimento do Curso pelo Conselho de Educação com excelente avaliação.
O coordenador prof. Jackson Dnajá abriu a parte científica do evento, precedido pela fala das autoridades que ressaltaram a importância do Curso de Direito da URCA para Iguatu e a Região Centro-Sul. A Secretária de Cultura do Centro Acadêmico Wanda Sidou, a discente Lícia Neves, presidiu a Mesa de Debates Inaugural com a Conferência sobre o Juiz de Garantias Dra. Sarah Suzye e o delegado André Nicodemos. O evento foi encerrado na quinta-feira, 30/11.
0 comentários