Rede municipal conta com mais de 11 mil alunos matriculados

06/08/2022

Após as férias de julho, é tempo de retomada das atividades escolares. O retorno para muitos estudantes, principalmente os de menor idade, acaba sendo um período de readaptação. O jeito é deixar a ‘preguiça’ de lado e encarar novamente as horas de ensino e aprendizagem, brincadeiras etc.

Em Iguatu, de acordo com dados da Secretaria da Educação, 11.497 alunos estão matriculados na rede municipal de ensino, distribuídos em 47 escolas. Desse total, quase 3 mil alunos são da educação infantil. “A gente pretende expandir ainda mais essa matrícula da educação infantil. Sabemos da importância da escola desde os três, quatro anos de idade. Quando essa criança chegar ao ensino fundamental, ela consegue compreender os conteúdos, as habilidades necessárias para que possa dar continuidade aos seus estudos e assim ter de fato esse desenvolvimento integral”, pontuou Marluce Torquato, gestora da pasta.

Além do aprendizado com as disciplinas português, matemática, história, geografia entre outras que compõem as grades curriculares, segundo ainda a secretária, os cuidados emocionais são necessários nesse ainda período de readaptação com aulas presenciais, devido à pandemia da Covid-19. “Temos um grupo de professores em Iguatu bem formado. Eles passam por educação continuada. Estamos iniciando o ciclo de formação continuada para os professores. Isso é muito importante porque o professor aprendendo constantemente, ele vai contextualizando, trocando experiências. Nosso objetivo é fazer com que os estudantes estejam aprendendo tudo aquilo que não conseguiram. O desafio é enorme. Observando os dados que  monitoramos, as crianças que chegaram no primeiro e no segundo ano, 80% chegaram sem o processo de alfabetização consolidado. Nosso trabalho, além dos professores, e da formação continuada, a gente tem os monitores de aprendizagem, pessoas graduadas que estão auxiliando os professores nesse processo de recomposição. Além disso, diretores, coordenadores pedagógicos, equipes de apoio, professores de multimeios, toda equipe da escola está imbuída no sentido de ajudar essas crianças nessas aprendizagens, competências e habilidades que não foram consolidadas no devido tempo, devido à ausência da escola presencial, devido à pandemia”, ressaltou.

De acordo ainda com a secretária Marluce Torquato, desde o início das aulas presenciais em setembro do ano passado que a pasta passou a melhorar as estruturas das unidades de ensino. “Desde esse tempo, a gente vem preparando as escolas. O prefeito Ednaldo Lavor determinou que fossem tomadas todas as medidas para atender da melhor forma possível as escolas. Nessa gestão são 28 escolas, já foram reformadas ou estão passando por reformas e adequações”, ponderou.

Em meio à retomada das aulas, outro fator também importante tem sido a vacinação da população, visto que agora crianças entre 3 e 4 anos também já podem ser vacinadas contra a Covid-19. “A gente trabalha intersetorialmente em parceria com as secretarias. Com a saúde não é diferente, para que a vacinação das crianças aconteça em tempo hábil. As secretarias das nossas escolas abrem as portas para fazer o cadastro na plataforma Saúde Digital para que essas crianças possam estar cadastradas e as vacinas chegarem de forma mais hábil. Iguatu tem avançado muito nessa vacinação. Iguatu é um dos municípios no Ceará que mais tem vacinado. Em relação às escolas, qualquer caso que acontece, a gente monitora. Deixa essa pessoa em casa, seja professor, servidor ou aluno, porque o objetivo em primeiro lugar é salvar vidas. A recomposição da aprendizagem é muito importante, mas a vida em primeiro lugar. A gente vai monitorando, orientando”, finalizou a gestora.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *