As imagens gravadas por celular e divulgadas nas redes sociais e imprensa chamaram atenção das pessoas, mostrando a indignação de muitos que estavam na fila de vacinação, no sábado passado, no Campus Humberto Teixeira. Muitos tentaram receber a primeira dose da vacina, mas não conseguiram. Tal situação atingiu pelo menos 284 pessoas que fizeram o agendamento pela plataforma Saúde Digital, mas cujos nomes não constavam na lista de vacinação.
“Foi uma situação bem complicada. Recebi diversas chamadas de amigos e clientes, no sábado. Fui até o campus e vi de perto a situação que não deu para entender, porque estavam com documentos e QR Code e não estavam com nome na lista” comentou o advogado Rafael Alencar, que também tenta fazer o agendamento para receber o imunizante.
Para receber a vacina, é obrigatório o cadastro e agendamento na plataforma Saúde Digital. Rafael Alencar, que tem 33 anos de idade, tem diabetes. Quando abriu vacinação para grupo de comorbidades, ele não pôde tomar a vacina no período estabelecido pela Secretaria da Saúde do Estado, pelo critério de prioridades, agora tenta fazer o agendamento na plataforma e não consegue. “É bem difícil. O sistema é instável e demorado. A gente perde muito tempo fazendo esse agendamento. Não dá para entender porque as pessoas com comorbidades, como é meu caso, não conseguem fazer esse agendamento”, comentou.
De acordo com a Secretaria da Saúde de Iguatu, o agendamento é encerrado no momento em que todas as doses disponíveis são solicitadas. Dessa forma, o novo agendamento só é possível, dependendo da disponibilidade de imunizantes, agora até mesmo para quem tem comorbidades.
Em relação à vacinação do último sábado, segundo o secretário da pasta, Fernando Fernandes, foram disponibilizadas 900 doses de vacinas, conforme número de pessoas agendadas no Saúde Digital. Segundo o secretário, pelo menos 284 pessoas tiveram problema com o sistema e não concluíram o agendamento até o final do processo, já que a plataforma apresenta instabilidade.
Comprovantes
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, o “print” do QR Code não comprova que o agendamento foi concluído. “É importante ressaltar que a confirmação será enviada via e-mail e somente ela é válida. A Secretaria Estadual da Saúde passou a disponibilizar previamente a lista com os nomes das pessoas que conseguiram finalizar o agendamento e estão aptas para serem vacinadas. Essa lista é disponibilizada no site da prefeitura de Iguatu. O agendamento será encerrado no momento em que todas as doses forem solicitadas. Dessa forma, ao passo que novas doses forem chegando, retomaremos o agendamento”, explicou o gestor.
Para ser vacinada a pessoa deve levar: cópia do comprovante de endereço; documento de identidade original e cópia; CPF e comprovante do agendamento.
Em Iguatu, 57.028 doses de vacinas já foram aplicadas. Hoje, sábado, 10, segue a campanha de vacinação com 800 doses para público de 40 a 44 anos, para quem conseguiu fazer o agendamento ontem, sexta-feira, conforme foi divulgado pela Secretaria da Saúde. O município registrou até ontem 211 mortes em decorrência da Covid-19.
0 comentários