Representantes de entidades voltam a se posicionar a favor da abertura de lojas consideradas essenciais

25/04/2020

Os representantes das entidades do comércio, (CDL, SINDILOJAS, ACIAGI, Cooperativa de Médicos, SINDUSCON) voltaram a se reunir no final da tarde da quinta-feira, 23, para novamente tomar posição favorável ao funcionamento de alguns estabelecimentos comerciais considerados essenciais para a população. A reunião aconteceu na sede da CDL, Rua Dr. João Pessoa, Praça Francisco Airton Jucá de Carvalho.

Francisco José Mota Luciano ‘Dedé Duquesa’, presidente da CDL, Dr. Ariosto Bezerra Vale, Cooperativa de Médicos da Unimed Centro-Sul, Kaoma Pereira, Sindicato da Construção Civil e Carlos Tadeu Rodrigues Rolim, presidente do SINDILOJAS foram os participantes do encontro. A meta foi elaborar um documento citando os locais que os lojistas defendem que podem funcionar, com a ressalva de respeitar todas as normas sanitárias e de segurança, de acordo com os últimos decretos assinados pelo governador Camilo Santana, em nível de Estado, e o prefeito Ednaldo Lavor, em nível de município.

Os representantes das entidades que assinam o documento, defendem que seja editado novo decreto municipal flexibilizando o que está disposto no decreto anterior, permitindo o funcionamento de alguns estabelecimentos que desempenham atividades consideradas essenciais para a população. Eles avaliaram que esses estabelecimentos não oferecem nenhum risco de contaminação pelo coronavírus, se forem respeitadas todas as normas de segurança e saúde, observadas no documento lojista: “É prudente que o decreto estabeleça que os estabelecimentos contemplados atendam rigorosamente as  normas de segurança e saúde, conforme determinação da OMS – Organização Mundial da Saúde e os decretos estaduais, editados anteriormente da capacidade máxima de 01 pessoa por cada 9m² (nove metros quadrados), manter o distanciamento de 1,5 metros (um metro e meio), quando necessário, organizar filas na parte externa, para controle de entrada e respeitar capacidade máxima permitida, disponibilizando 01 colaborador para organização e controle das filas, obedecendo o distanciamento de  2 (dois) metros entre as pessoas, visando evitar aglomerações. Determinar que os estabelecimentos disponibilizem embalagens com álcool em gel para uso dos clientes e colaboradores e que todos, (colaboradores e clientes) estejam usando máscaras individuais de proteção”, diz o teor do documento.

Setores

No ofício elaborado para encaminhar ao gestor municipal, os representantes das entidades apontaram quais estabelecimentos poderão funcionar: loja de assistência técnica em equipamentos eletrodomésticos, eletroeletrônicos, inclusive telefones celulares; lojas do segmento óptico que trabalham com a manutenção de óculos de grau, troca e confecção de lentes e armações, e outros acessórios para atender os cidadãos com necessidades de ‘correção visual’; lojas de material de construção, que dispõem de produtos que suprem necessidades da construção civil, principalmente acessórios usados na manutenção de obras elétricas e hidráulicas em serviços públicos e privados; estabelecimentos de barbearias, cabeleireiros e manicures, exclusivamente para atendimento com hora marcada. Dedé Duquesa ressaltou que no momento, conforme se apresenta o quadro endêmico do coronavírus, é necessário respeitar e seguir as normas de segurança e saúde, para evitar que haja descontrole nos níveis de transmissão e contaminação. O diretor lojista acredita que à medida que o município avançar na diminuição da curva máxima de contaminação, gradativamente outros estabelecimentos comerciais terão permissão para funcionar avançando em pouco tempo, para um patamar de normalidade quando todo o comércio voltará a operar em sua plen

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *