RETROSPECTIVA

30/11/2024

Os assuntos do mercado imobiliário em 2024

 

Como fazemos todos os anos na nessa coluna do Jornal A Praça, iremos fazer uma retrospectiva de alguns temas foram abordados em 2024. Como estamos há basicamente um mês do início de uma nova gestão, os temas escolhidos serão voltados para os problemas enfrentados pelo mercado imobiliário em 2024, que são de interesse para a gestão que se inicia, no sentido de esperar que aquela possa iniciar um enfrentamento da situação existente.

No último dia 09/11/2024 o prefeito eleito de nossa cidade Roberto Filho participou de uma entrevista no nosso jornal cujas perguntas foram previamente construídas pelos nossos colunistas. Na oportunidade realizamos uma pergunta que trazemos aqui com a sua resposta realizado pelo prefeito eleito, assunto que inicia a retrospectiva do ano 2024.

PERGUNTA DE NOSSA AUTORIA – Sr. Prefeito, no momento desenvolvo uma pesquisa científica que norteia a minha tese de doutorado, cujo título é a regulação e fiscalização na implantação de loteamentos urbanos em uma cidade do nordeste brasileiro (IGUATU), e seus impactos nas questões ambientais, sociais e econômicas. Durante a pesquisa a maior dificuldade encontrada para a conclusão do trabalho, foi a ausência de um portal de transparência municipal que pudesse disponibilizar informações sobre arrecadação com IPTU, licenças, alvarás e a destinação dos recursos recebidos, entre outros de igual importância. Na sua gestão poderemos contar com equipamentos que proporcionem acesso do cidadão a essas informações e a transparência dos gastos públicos em todas as áreas da administração?

Para o prefeito que destacou inicialmente a vontade de conhecer o trabalho, é necessário pensar os loteamentos de forma organizada, com os devidos estudos de viabilidade evitando o que ocorreu no bairro Cajueiro. Além disso, segundo o prefeito, os loteamentos devem cumprir a legislação e ser viabilizado em especial o crescimento urbano da forma correta com a devida adequação e atualização do plano diretor do município.

Sobre o tema abordado ao prefeito eleito por meio da pergunta, inicialmente é inadmissível não existir um portal da transparência municipal, onde os contribuintes não saibam para onde vão os recursos arrecadados, seu quantitativo, valores arrecadados com IPTU e o seu percentual de inadimplência, licenças, alvarás, entre outros temas.  O estudo ao qual o gestor diz ter interesse em conhecer, é na realidade um raio X do que vem ocorrendo no desenvolvimento urbano da cidade, a opinião dos moradores realizada através dos inúmeros questionários aplicados em três bairros advindos de loteamentos, as opiniões de gestores entrevistados sobre o assunto e dos loteadores que são os responsáveis pelo empreendimento do loteamento.

Além disso, mostramos uma legislação pouco eficiente e um plano diretor totalmente desatualizado, entre outros pontos que se aprimorados poderão fazer uma grande diferença no caminho que Iguatu precisa desbravar, para o perfeito desenvolvimento urbano com qualidade e respeito aos seus munícipes.

Por fim, estudos e pesquisas científicas são realizados para nortear políticas públicas, ser referência para outros estudos com mais profundidade sobre o assunto ou parte dele, além de subsidiar gestores, profissionais e estudantes que buscam se aprofundar em determinados temas. Assim, logo que pronto estiver o que ocorrerá ainda nos meses iniciais do ano vindouro, farei a entrega do trabalho ao executivo e legislativo, para que possa contribuir na formulação de algumas políticas públicas voltadas para o desenvolvimento urbano de nosso município.

Boa semana!!!!

MAIS Notícias
Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)
Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)

José Hilton Lima Verde Montenegro   É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento da prima Elze Lima Verde Rocha Bezerra. Sua partida deixa um vazio imenso em nossos corações e em nossa cidade. Elze foi uma mulher honrada, cuja vida foi marcada por...

Penha, relicário das saudades do meu tempo de menino
Penha, relicário das saudades do meu tempo de menino

Ivan Lima Verde Março de 2025   Crônica memorialista e sentimental de Ivan Lima Verde, escrita em louvor à Penha e aos 99 anos de Elze Rocha Bezerra.   Apesar de criado e educado na cidade grande de Fortaleza, tenho a alma sertaneja, porque forjada nas...

Cidade Mais Habitável
Cidade Mais Habitável

Paulo Cesar Barreto Arquiteto e Urbanista   O Padre Antônio Vieira, admirável por empregar o dom de sua aguçada oratória em defesa e valorização dos jumentos sertanejos, um exemplo de sublimação ao que praticava São Francisco de Assis, escreveu em seu livro...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *