Rio Jaguaribe apresenta primeira cheia em 2024

09/03/2024

A passagem pelo leito do rio Jaguaribe, desde quarta-feira, 6, foi tomada pelas águas. O momento tão esperado encheu de alegria e esperança muitos moradores, mesmo que tendo o caminho para o trabalho, para escola, para o centro da cidade interrompido.

A passagem no momento é por travessia de pequenas balsas, que são empurradas ou por motor. A cheia do manancial pegou o motorista Luiz Paulo Castro de surpresa. “Eu passei por aqui 4h da manhã estava seco. Acordei com a notícia que o rio tinha estava tomado de água. Eu não acreditei, vim a pé lá do final do Gadelha para cá, só para ver”, comemorou.

Na quarta-feira, o rio Jaguaribe apresentava 2,37m de altura. Na quinta-feira, subiu 35cm, passando para 2,72m. “Essas águas chegaram aqui na ponta na quarta-feira à tarde por volta de 1h40. Vêm das chuvas lá de cima, dos Inhamuns, do Cariri. Não é chuva daqui não. Mas está baixando”, explicou o observador fluviométrico Cieudo Silva, que faz anotações diárias do comportamento das águas do rio Jaguaribe, às 7h e às 17h, para a Agência Nacional das Águas, ANA, e para a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).

Ontem, sexta-feira, 8, na leitura das 7h, o rio estava com 2,06m, e, às 17h, apresentava 1,93m de altura. A água que escorre pelo Jaguaribe segue em direção ao açude Orós, que está com 51,87% da capacidade de armazenamento. O volume de água varia de nível, dependendo das chuvas.

Renda extra

Nesse período da quadra chuva, o volume de água do rio atrai curiosos que aproveitam para registrar a cheia do manancial, enquanto outros aproveitam para ganhar um dinheiro extra fazendo a travessia de pessoas na passagem da Penha para o distrito do Gadelha. “A gente aproveita para ganhar um dinheiro para comprar a mistura das crianças. De certa forma dificulta o acesso, mas é uma bênção, é só alegria ver o rio com água assim”, ressaltou Luiz Castro, que aproveita para fazer travessia das pessoas. O preço varia de R$ 2,00 a R$ 5,00.

600km de rio

O rio Jaguaribe nasce na Região dos Inhamuns, percorre mais de 600km até desaguar no litoral, em Aracati. É importante também para o abastecimento de poços, criação de animais, pesca e agricultura irrigada. Mas também ao longo do seu percurso sofre com degradação, extração de areia até mesmo irregular e poluição diária. Situação que preocupa, diante das poucas ações concretas para preservar esse importante rio.

 

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *