As réguas dentro do Rio Jaguaribe atingiram o volume de 4,12cm nesta segunda-feira, 16. Depois da primeira cheia deste ano, no dia 25 de fevereiro, quando estava com 1,47cm, vem registrando desde então bom aumento no nível hídricos corriqueiramente.
As águas chegam do Rio Cariús e da barragem de Jucás, que está transbordando. As chuvas também ajudaram.
A água do Jaguaribe em Iguatu ganha um cenário à parte quando passa sob as duas pontes, a férrea e a Demócrito Rocha, na rodovia CE-060. O cenário também atrai moradores e curiosos que passam a visitar o local. O Rio Jaguaribe, ao longo desses últimos anos, registrou três grandes cheias aqui em Iguatu, em 1974, 1985 e 2004.
“Foram esses três. Todo ano tem enchente no rio, mas a de expandir em alto nível para causar calamidade total na cidade foram essas três as maiores”, ressalta o observador Cieudo Silva que diariamente, duas vezes ao dia, faz anotações sobre o nível do volume do rio, às 7h e às 17h.
Os dados coletados são anotados e enviados para a Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM), e para a Agência Nacional das Águas, (ANA). Já a régua popular vista da passarela da ponte aponta o número 19. O dado não é referência para nenhum órgão de monitoramento.
0 comentários