A semana foi marcada por mudanças em duas pastas municipais e uma autarquia. Na terça-feira, 1º, houve troca nas cadeiras das secretarias de Saúde, de Controle Urbano e Mobilidade, e na superintendência do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE-Iguatu). As alterações acomodam nomes técnicos e aliados políticos.
Na pasta de Controle Urbano e Mobilidade assume Edmilson Rodrigues, que tinha seu nome cotado para ocupar uma vaga no legislativo como vereador suplente. Mas o não entendimento dentro do grupo partidário foi acomodado no poder executivo. Edmilson é colega partidário do prefeito interino Ronald Bezerra (Republicanos).
A secretaria é estratégica para aplicação dos serviços financiados por fundo internacional anunciado no programa ‘Avança Iguatu’. Foram liberados um primeiro lote de R$ 11mi dos R$ 250mi que o município pode aplicar em projetos de mobilidade e saneamento. “Temos a noção da responsabilidade. Queremos deixar uma marca do nosso trabalho com obras que impactem positivamente na vida do iguatuense. Estamos alinhados com a Secretaria de Infraestrutura”, disse Edmilson.
Na pasta da saúde, assume o lugar de Marluce Gonçalves a gestora em serviços de saúde Dulce Viana Machado. Ela acumula uma vasta experiência profissional, tendo atuado como Secretária de Saúde nos municípios de Fortaleza, Quixadá, Capistrano, Maranguape, Barreira e sua cidade natal, Itaitinga. Dulce chega à cidade em meio à crise na saúde e o debate em torno do custeio do Hospital Regional de Iguatu (HRI). “Estou muito motivada e com uma vontade imensa de trabalhar e fazer dar certo. Meu maior desejo hoje é tornar a saúde de Iguatu digna de todos os iguatuenses. Fui informada que a unidade receberá nos próximos dias aporte em recursos por meio de emendas parlamentares para ajudar a contornar os problemas no primeiro momento, principalmente os que estão relacionados a atrasos salariais. Também há um alinhamento com o estado na ideia de termos o seu apoio no junto ao HRI”, disse.
SAAE e recado
Também no mesmo dia tomou posse o engenheiro civil Karlinando Bezerra como superintendente do SAAE de Iguatu. Ele assume no lugar de Ana Paula que estava interinamente no cargo. O novo superintendente é ligado ao gestor afastado Ednaldo Lavor (PSD), fato que evidencia que ainda há alinhamento político em meio a relações estremecidas.
No mesmo dia, em entrevista ao jornalista Honório Barbosa, o prefeito ao responder sobre o alinhamento com seu secretariado no andamento das ações deixou claro não tolerar “boicote”. “Temos que trabalhar unidos. Não podemos aceitar boicote de algumas pessoas da administração que querem a todo custo atrapalhar. Não podemos aceitar. Nossa tolerância a partir de agora é zero para essas pessoas. Querem trabalhar? Fiquem. Não quer? Saia. Tem muita gente fora querendo dar sua contribuição”, disse Ronald.
O posicionamento chegou a ser interpretado na cidade com um claro sinal de independência em suas decisões e especulações sobre uma possível candidatura à reeleição nas próximas eleições municipais ou um iminente rompimento com o grupo de Ednaldo.
Saiba mais
O gestor interino está à frente do município desde janeiro deste ano, quando assumiu a presidência da Câmara Municipal de Iguatu (CMI) em meio ao cenário de instabilidade política vivido pela cidade.
Já o prefeito eleito afastado ainda tenta junto ao seu corpo jurídico recorrer da decisão que tramita na esfera federal.
0 comentários