Desde 23 de maio de 1953, há exatos 67 anos completados neste sábado, 23, o Rotary Club de Iguatu iniciava na época sua contribuição com a sociedade iguatuense. Uma das entidades mais antigas do Distrito 4490 (composto pelos estados de Piauí, Ceará e Maranhão), contou com 71 presidentes e centenas de associados, numa história acompanhada de intervenções que apoiam as iniciativas de melhoria da saúde, da educação e do combate à pobreza.
O Rotary esteve presente nos mais importantes acontecimentos ao longo desse período. Desde enchentes, mobilizações em discussões de interesse popular e campanhas sociais. Agora suas ações são voltadas para o enfrentamento da Covid-19, com doações de cestas e financiamento de projetos afetados economicamente pela pandemia. “Nosso Rotary esteve presente em ações concretas de socorro às vítimas das cheias do rio Jaguaribe em 1974, 1985, 2004, e também em períodos de estiagem ao longo dessa caminhada de 67 anos de história. É momento de celebrarmos mais um ano do clube que se confunde com a história de Iguatu. E ainda de ajudarmos nas mais variadas frentes para superarmos essa pandemia”, disse Fernando Araújo, atual presidente.
EXPOIGUATU
É a entidade que promove há 59 anos a Exposição Agropecuária e Industrial de Iguatu (EXPOIGUATU), a festa maior da região Centro-Sul cearense, que contribui para a melhoria genética do rebanho e movimenta a economia local. O evento é financiador de diversas ações desenvolvidas ao longo do ano. Banco de fraldas geriátricas, compra de cadeira de rodas e bolsas de ensino em rede privada são os projetos desenvolvidos atualmente.
Reuniões
Diante do isolamento social, o Rotary Club de Iguatu foi impossibilitado de se reunir presencialmente, mas um novo ciclo de reuniões virtuais deve ocorrer, seguindo a orientação de Rotary Internacional. Na quarta-feira, 27, haverá a primeira reunião on-line. O convidado será o governador 2021-2022, Alderi Souza, que fará palestra motivacional sobre Rotary. “Também discutiremos sobre o restante da gestão. O momento é inédito nas nossas vidas. Mas com os ideais rotários nos farão superar essa mais nova situação imposta”, finalizou Fernando.
0 comentários