A fim de contribuir para a cultura do consumo sustentável, o descarte correto dos resíduos sólidos e colaborar com o Rotary Club de Iguatu, a instituição inicia uma programação de Entrega Voluntária de Eletrônicos. A adesão da entidade à iniciativa vai de encontro às ações do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública local.
Na sede do Parque de Exposições haverá um contêiner para recepção dos objetos e será um ponto de arrecadação para os rotarianos e visitantes do espaço que tenham material eletrônico para descarte. No local poderão ser entregues tablets, rádios, celulares, aparelhos de DVD, câmeras fotográficas, em especial aparelhos que ligam na tomada.
Os produtos coletados serão destinados para revenda, cujos recursos financeiros serão utilizados para financiamentos das ações filantrópicas. “A campanha coopera com o meio ambiente, uma vez que o descarte incorreto de resíduos eletrônicos é nocivo. Os aparelhos são compostos por substâncias que possuem alto poder de contaminação do solo e das águas, como chumbo, mercúrio, cádmio e berílio, que demoram para se decompor naturalmente”, disse Orlando Silveira, presidente do Rotary Club de Iguatu.
A cultura do descarte consciente vem sendo implantada na cidade de Iguatu pelo sistema de coleta seletiva em comunidades locais. “Estamos fazendo diversas campanhas de doação de materiais recicláveis, e o envolvimento de setores. Só com a participação de todos vamos pôr fim ao lixão da cidade”, afirmou Mário Rodrigues, rotariano e secretário de Meio Ambiente de Iguatu.
Os membros do Rotary ainda articulam uma data oficial para o projeto e planejam envolver as comunidades escolares do âmbito privado e público da cidade para arrecadação do lixo eletroeletrônico.
0 comentários