Afetada pelo segundo ano consecutivo, a Exposição Agropecuária e de Negócios, a popular EXPOIGUATU, e o seu festival cultural, pode ter sua realização por meio remoto. O assunto foi amadurecido na primeira reunião com o novo conselho gestor do Rotary Club de Iguatu, na quarta-feira, 28.
O contexto da pandemia da Covid-19 assim como no ano passado impede a realização do evento agropecuário mais aguardado do ano na região. A realização em outros moldes serviria, conforme os rotarianos, para movimentar minimamente o setor. “O evento tem sua força e é sentida pelo setor. Temos pouco mesmo de 40 dias para planejar essa exposição. Não será como gostaríamos, mas trataremos de fazer com que o evento nunca caia no esquecimento”, disse Orlando Silveira, presidente do Rotary.
É planejada a realização de uma live cultural diretamente do parque de exposições com apresentação de grupos locais, assim como é estudada a viabilidade de leilões e exposições de raças virtuais.
Nos últimos anos o Rotary Club de Iguatu terceirizou o evento junto a empresários locais. O financiamento partiria de apoio por meio de convênio com poder público local e a iniciativa privada. “A EXPOIGUATU é do povo de Iguatu, e nos últimos sete anos mostrasse um evento rentável para quem investe. Vamos amadurecer esse pensamento. A exposição é o maior captador de recursos para o desenvolvimento das atividades sociais do Rotary”, acrescentou Silveira.
Fomento econômico
Com movimentação de quase R$ 10 milhões em 2019, os impactos econômicos da falta do evento são extensos e afetam empresas, pequenos produtores rurais. O reflexo disso alcança o setor artístico, hoteleiro e também na geração de empregos.
Para setembro, geralmente, todos os quartos de hotéis e pousadas de Iguatu e também das cidades vizinhas, já estariam reservados. A exposição de animais e produtos derivados costumava reunir criadores, agropecuaristas, fazendeiros, grandes e pequenos produtores de todo o Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Alagoas, principalmente. Ao todo, cerca de 300 animais eram expostos, se consolidando como um dos principais eventos do tipo no estado.
0 comentários