O cenário político de Iguatu teve novos rumos nesta semana. Na sessão da Câmara Municipal da terça-feira, 19, o vice-presidente do legislativo, Rubenildo Cadeira (Republicanos), comunicou sua saída do grupo político da base governista do prefeito Ednaldo Lavor (PSD). A decisão configura um novo desenho para o período de pré-eleições.
No pronunciamento o político adotou o tom harmonioso e sem entrar em polêmicas. O desligamento anunciado foi embasado em tom ideológico e pretensões políticas que conflitam ao interesse maior. “Exatamente para não trazer transtornos e dissabores. Agradeço ao amigo Ednaldo Lavor e ao seu grupo pela acolhida. Desejo sucesso a todos”, discursou.
Rubenildo se coloca como pré-candidato à Assembleia Legislativa do estado. Ideologicamente alinhado ao sobrinho André Fernandes (PL), que deve tentar vaga na Câmara Federal, Rubenildo, que é pastor evangélico, em seu discurso reforça o viées ideológico de direita campeando ao conservadorismo. “Senti que havia uma certa cobrança pelo meu tom de críticas ao Governo do Estado. Ainda não me reuni com o prefeito para comunicar essa minha saída, mas os bastidores já mostravam a realidade dessa possibilidade pelo fato de apoiar publicamente o presidente Bolsonaro”, afirmou.
O grupo do atual prefeito deve firmar continuidade e apoio a Marcos Sobreira (PDT). O nome da presidenta do legislativo municipal, Eliane Braz (PSD), vem sendo fortalecido como postulante a vaga na Câmara Federal.
Rubenildo era aliado do prefeito há quase oito anos. Ambos em 2014 lideraram uma nova configuração de um grupo político quando se desligaram da base na época do então prefeito Aderilo Alcântara.
Câmara
A configuração na Câmara não deve ser desfavorável ao gestor. O prefeito segue com 12 vereadores ao seu lado, e diante dos 2/3 da casa pode aprovar qualquer mensagem que enviar. Por compor a mesa diretora, Rubenildo afirmou que adotará uma linha de atuação independente. “Tenho compromisso na condução dos trabalhos da casa com a presidenta e o secretário geral, e isso não muda. Essa minha linha vai ajudar no trabalho institucional e isonômico das decisões”, disse.
0 comentários