Nas últimas semanas, recebi dois e-mails que solicitavam que abordássemos aqui nesse semanário a necessidade de, a exemplo da ENEL, ser constituído pela superintendência do SAAE o serviço de atendimento de urgência e emergência 24 horas todos os dias da semana.
Por ser um tema de grande relevância realizaremos a abordagem inicialmente com dados que tem como referência o ano de 2020.
O município de Iguatu conforme IBGE (2020) possui população de 103.000 habitantes, destes 85,26% (87.880 habitantes) têm acesso ao fornecimento de água, dos quais 76.455 estão na zona urbana e 11425 na zona rural, sendo a média do estado de 60,07% e do país 83,96% da população atendida. Do total da água captada na fonte 15,58% é perdida nas tubulações até chegar ao medidor do consumidor.
A partir das informações acima citadas entendemos que o SAAE, é sem dúvida alguma uma autarquia municipal valorosa, que desenvolve um trabalho árduo e complexo se estendendo desde a captação, tratamento e distribuição, além dos serviços administrativos que atendem a população e regra o funcionamento dia a dia.
Embora seja uma instituição que se desenvolve e adota tecnologia e conhecimento científico diário, entendemos como os leitores destacam, que já é o momento de implantar os serviços de urgência e emergência 24 horas, dado ao número de habitantes da cidade e consequentemente, de clientes que tem crescido seja através de implantação dos loteamentos, seja por conta de edificações particulares.
Nesse sentido, imaginemos um cenário onde um cliente encontra-se por algum motivo, com a necessidade de solicitar uma ligação nova ou uma religação emergencial, onde só conseguirá ir à sede do órgão depois das 16h da tarde de sexta feira, o qual nessa situação só terá fornecimento de água na semana seguinte, uma vez que esse tipo de serviço só poderá ser solicitado até as 16h00. Importante destacar que serviços não realizados durante o horário comercial, em razão da grande demanda existente na cidade, poderiam ser realizados através dos plantões como ocorre com as fornecedoras de energia elétrica, destacando que esses serviços podem e devem ser cobrados com valor diferenciado, mas o que importa é o atendimento e resolução da situação.
Como ressaltamos anteriormente a cidade de Iguatu possui um grande número de habitantes e as instituições precisam acompanhar esse desenvolvimento, inclusive com o serviço aqui almejado, gerando emprego e renda e sem impactar financeiramente no órgão, uma vez que todos os procedimentos são tarifados visando a cobertura das despesas.
Por fim, discussões sociais como essas suscitadas pelos leitores do nosso jornal, devem ser recebidas pelos órgãos e aqui em especial pelo SAAE, como uma contribuição na melhoria dos serviços e na satisfação dos seus clientes, que são na realidade o verdadeiro motivo da sua existência. Por outro lado, nós que fazemos esse semanário temos a missão de receber a demanda, e conduzir o assunto para uma discussão na sociedade, visando sobretudo contribuir para a solução da demanda apresentada, entendendo que o SAAE que atualmente atende 28.000 domicílios e tem 61 anos de existência, jamais se intimidará frente aos desafios que a sociedade apresentará como demandas.
Bom final de semana!
Fontes: https://www.aguaesaneamento.org.br/municipios-e-saneamento/ce/iguatu
https://www.saae.iguatu.ce.gov.br/
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