SAAE inicia interligação do aquífero Julião à adutora do Trussu

05/10/2019

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Iguatu iniciou desde ontem, sexta-feira, 04, a implantação do sistema de captação de água do aquífero Julião para a adutora do açude Trussu. De acordo com as informações técnicas da autarquia, ainda na tarde de ontem toda as tubulações e conexões foram realizadas os primeiros testes serão iniciados ainda neste final de semana. A previsão é que a partir da próxima semana os poços do aquífero que abastecem o tanque de reunião comecem a fornecer água para a cidade.

“Esse trabalho foi dado continuidade aos serviços que já vinham sendo feitos, desde a perfuração dos primeiros poços. Assim que tudo for concluído, será dado início à operação de bombeamento de água para a Estação de Tratamento de Água, no bairro Cocobó, onde será tratada e distribuída para a população”, explica o coordenador técnico do SAAE, Marcílio Cosme.

Em decorrência do serviço, a distribuição de água para os moradores foi suspensa parcialmente. “Em alguns bairros principalmente os mais distantes deve estar faltando água, porque desde ontem, sexta-feira e hoje sábado, priorizamos esses serviços. Essa operação vai suspender a água que vinha do açude Trussu. Nesse período o sistema vai distribuir água somente da área de captação dos poços no Rio Jaguaribe. O mais tardar, a partir da próxima semana, estaremos injetando água do aquífero Julião”, acrescenta Marcílio.

Dos poços perfurados na região do aquífero, oito inicialmente têm uma vazão média de pouco mais de 100 mil litros cada.

Como foi projetado pelo SAAE, o açude Trussu que apresenta apenas 2% da capacidade de armazenamento vai abastecer somente o vizinho município de Acopiara. São necessários em média cerca de 750 mil litros de água por hora para abastecer Iguatu. Cerca de 300 mil litros de água serão fornecidos pela nova adutora que capta água dos poços do Jaguaribe com o restante sendo a principal fonte o aquífero Julião, com o objetivo de fornecer garantia hídrica para Iguatu. Dos poços perfurados na região do aquífero, oito inicialmente têm uma vazão média de pouco mais de 100 mil litros cada.

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *