A comunidade católica de Cariús celebra o primeiro novenário dedicado à Mãe Rainha Vencedora Três Vezes Admirável de Schöenstatt. Hoje, sábado, 16, acontece a última novena a partir das 19h. Amanhã, domingo, a programação continua com celebrações de duas missas, às 11h e às 17h, com a presença do bispo diocesano Dom Edson de Castro Homem.
A festa religiosa conta com a participação de centenas de pessoas que lotam o santuário todas as noites. “Hoje e amanhã esperamos receber um grande número de pessoas. Chegando ao final da nossa primeira festa, todas as noites tivemos uma boa participação de fiéis”, comemora padre Iranildo Melo dos Reis, pároco de Cariús.
O santuário dedicado à Mãe Rainha foi inaugurado no dia 18 de novembro do ano passado. Construído no monte distante pouco mais de um quilômetro do centro da cidade, do alto avista-se as cidades de Cariús, Jucás e Iguatu. O local passou a ser um espaço de fé, preces, agradecimentos para moradores da cidade. “Aqui a gente se sente mais pertinho do céu, perto de Nossa Senhora, perto de Deus. A gente sente uma paz interior. Um local de respeito e fé”, comentou a dona de casa Edineide Dias.
Tabor da Graça
E o objetivo da criação do Santuário foi este mesmo: que as pessoas usem o espaço para rezar, fazer retiro espiritual num local sagrado que recebeu a denominação de “Lar Diocesano Tabor da Graça”. Tabor significa um local alto, um monte. O Santuário dedicado à Mãe Rainha é o primeiro da Diocese de Iguatu dedicado ao movimento Mariano. A ideia de construir o Santuário partiu do próprio padre Iranildo. Segundo o religioso, a ideia surgiu ainda quando seminarista morando em Quixadá. “Eu pedi ao Senhor que me desse essa luz. Alcancei essa graça que quando me tornasse padre iria enfrentar missão. Só não sabia aonde, nem como seria e muito menos como iria erguer. E para nossa surpresa construímos com muitas ajudas esse local de fé e peregrinação”, afirmou o padre.
Na primeira etapa foram construídas a recepção, a capela, banheiros, dois restaurantes, uma lojinha que vende artigos religiosos e artesanato local, além de um mirante. O espaço também conta uma tenda com capacidade para mais de 400 pessoas, onde acontecem as celebrações e eventos, o local está sendo ampliado. O projeto vem sendo construído por fases. Na próxima etapa, a meta é construir uma pousada. “Nosso pensamento é construir um local para melhor acolher os romeiros e visitantes”, afirmou o padre, ressaltando que o movimento católico dedicado à Mãe Rainha Vencedora Três Vezes Admirável Schöenstatt é crescente no mundo inteiro, são mais de 230 santuários espalhados no mundo. “Esse nosso santuário é paroquial, uma extensão, um ramal, e recebemos toda uma orientação da matriz, que fica em Garanhuns, Pernambuco”. No Brasil, o primeiro santuário filial foi instalado em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Hoje são 23 no Brasil.
O acesso ao local ainda é em estrada carroçável. Muitos devotos sobem até o santuário a pé, rezando e orando nas Estações da Via Sacra. “Já subi aqui muitas vezes a pé acompanhando as romarias, vindo pra missas e agora pra novena. Que pena que já chegou ao fim. Mas sempre que posso participo das missas que são celebradas aqui aos domingos. Depois tem almoço caseiro no restaurante. É muito bom”, ressaltou a devota Maria Helena Barbosa.
0 comentários