“Sarau” mobiliza cena artística no campus Humberto Teixeira

28/01/2023

Música, dança e exposição foi a proposta do I Sarau de Direito à Arte e Cultura de Iguatu, realizado na noite desta sexta-feira, 27. O local escolhido foi o campus Humberto Teixeira.

A programação contou a exposição do centro acadêmico por Alan Marcel, palestra sobre o tema cultura com os palestrantes Cleison Queiroz e Carolina Madureira. O momento ainda proporcionou uma apresentação teatral com a atriz Betânia Lopes. Teve espaço ainda para o cordel e repente. A música ficou por conta do grupo Bandinja e com o músico violoncelista Ítalo Rafael e o cantor Drulucca.

Coincidentemente, o evento cultural ocorreu na semana em que Iguatu celebra 170 anos de emancipação política. Além de ser cidade-polo do Centro-Sul cearense, o município se destaca nos setores econômico e de prestação de serviços. É, ainda, berço de filhos ilustres e expoentes da cultura musical nacional como Humberto Teixeira, Evaldo Gouveia e o internacional maestro Eleazar de Carvalho, todos ícones da Música Popular Brasileira.

Conforme a professora Carolina Madureira, o momento serviu para constituir um espaço aberto, plural e receptivo. “O I Sarau é uma iniciativa do Centro Acadêmico Wanda Sidou em parceria com a coordenação do curso para incentivar, promover e refletir criticamente o direito à cultura com palestras, apresentações de bandas, cordel, concerto musical e muito mais. Pretendemos que se institucionalize e passe a integrar anualmente a cena cultural da nossa URCA e do nosso município”, disse a professora do curso de Direito da Universidade Regional do Cariri campus Iguatu.

Participação especial

O momento marcou a volta a sua terra natal de Ítalo Rafael, que deu seus primeiros passos na arte musical na Escola de Música Eleazar de Carvalho, tendo na bagagem participação em festivais no Brasil e na Europa. Graduado na UFPB, Ítalo foi o primeiro violoncelo da orquestra sinfônica da Paraíba. Ele é mestre em violoncelo pela Universidade Federal da Bahia. “Estar aqui é devolver um pouco que a minha cidade me deu. Quando estou de férias, é sempre um desejo participar de momentos assim. E o momento foi muito lindo, poder misturar o erudito com o popular é sempre uma diversão e proporciona ao público uma sonoridade única”, afirmou o artista que dividiu palco com icoense Drulucca.

Atualmente, Ítalo atua na orquestra sinfônica do estado da Bahia. Com a música popular já fez turnês com Lenine, Caetano Veloso, Alceu Valença e Zé Ramalho.

O evento foi gratuito, mas os espectadores motivados pela causa animal arrecadaram rações para cães e gatos que foram doados a uma ONG local.

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *