Durante reunião virtual realizada na terça-feira, 8, o secretário de Saúde de Iguatu, Fernando Wilson Fernandes, com a participação de coordenadores da pasta, apresentou na Câmara Municipal de Iguatu (CMI) o 1º relatório Quadrimestral como forma de prestar contas e tornar público as ações realizadas pela pasta.
O relatório trouxe as atividades desenvolvidas pela Secretaria de Saúde entre janeiro e abril deste ano: recursos aplicados, auditorias realizadas ou em execução, as ofertas e produção de serviços públicos na rede assistencial SUS, os indicadores de saúde da população, atenção psicossocial, atendimentos geral, vigilância de saúde e indicadores Covid-19 nas unidades da saúde.
Na apresentação foi enfatizada uma redução na transferência e aplicações de recursos nas ações contra Covid-19, por parte da União. Já em relação à aplicação de recursos oriundos do Tesouro Municipal, foi observado aumento gradual de 23,12% em relação ao 1º quadrimestre de 2020. O total de despesas empenhadas foi R$ 44.624.612,68 e o total de recursos de R$ 48.679.094,97.
O cenário epidemiológico da Covid-19 no 1º quadrimestre de 2021 foi apresentado. Iguatu teve em quatro meses cerca de 2.227 infectados, 59 mortes e 332 internações nos três hospitais que estão na linha de frente no enfrentamento à pandemia.
“Hoje nós vivemos uma situação que não é tão crítica como era há algumas semanas, mas ainda inspira cuidados”, disse Fernandes. Ele explicou que com a entrada das variantes e a aceleração da vacinação, o número de casos se encontra maior entre os mais jovens “O vírus não distingue mais faixa etária”, disse.
Sobre a campanha de vacinação, a pasta da saúde apresentou um breve relatório sobre os números da vacinação e destacou uma pequena redução na média de internações nas unidades de saúde. Segundo dados do relatório, Iguatu recebeu até está dia (01/06), quase 40mil doses da vacina e aplicou, até o mesmo período, 93% do imunizante. O Plano Municipal de Operacionalização Municipal de Vacinação foi baseado nos planos Nacional e Estadual.
0 comentários