O início desta semana, mais precisamente na segunda-feira, 17, foi marcado pelo ato de coragem e esperança por parte de familiares e crianças que receberam a primeira dose da vacina pediátrica anticovid da Pfizer. Todas as 640 primeiras doses recebidas do imunizante foram aplicadas. A Secretaria da Saúde espera receber mais doses para continuar a vacinação de mais crianças na faixa etária de 05 a 11 anos de idade, público-alvo dessa etapa da campanha de imunização contra o novo coronavírus. Em Iguatu, estão senso imunizadas crianças de 10 e 11 anos de idade.
Pedro Nicolas Bezerra, 11, foi a primeira criança a receber o imunizante. Ao lado da tia, e de autoridades municipais, o estudante demonstrou coragem e aproveitou a oportunidade para dar um recado. “Estou muito emocionado, muito feliz. Espero que todos tomem a vacina para que esse vírus saia logo do nosso país. Espero também que os pais tragam seus filhos. É importante a gente voltar pra escola e vencer essa luta contra esse vírus. Porque sem a vacina, esse vírus não vai embora”, alertou.
“Foi um momento muito emocionante. Em casa, falta agora, só outra sobrinha de 05 para ser vacinada. Foi como Pedro disse que tem muita gente que não tomou a vacina, infelizmente a gente está vendo pessoas morrendo porque não tomaram a vacina. Vamos nos vacinar e ficar mais forte que esse vírus”, complementou a tia Neyla Bezerra.
A Unidade Básica de Saúde Dr. Ernani Barreira, no bairro Areias, abriu as portas nessa nova etapa da campanha de imunização. Em Iguatu, ao todo, 9.507 crianças nessa faixa etária estão aptas a receber o imunizante. A Secretaria da Saúde aguarda mais doses dessa vacina que é específica para crianças. Segundo especialistas da área da saúde, o imunizante é seguro e eficaz contra a Covid-19. “Diferente da dose aplicada a partir dos 12 anos de idade, que é de 0,5ml, a vacina pediátrica tem 0,2ml. A vacinação segue sendo o meio mais eficiente para proteger a população contra o coronavírus. É importante também tomar a segunda dose, após as oito semanas recomendadas para completar o esquema vacinal. Nesse momento também do surgimento da variante ômicron e das síndromes gripais, exige da gente, maior atenção, vamos continuar mantendo as medidas protetivas como o uso de máscara e sempre higienização das mãos, além de evitar aglomerações”, reforça Edimira Assunção, coordenadora de imunização.
Para ampliar o número de crianças vacinadas, os responsáveis devem realizar o cadastramento delas na Plataforma Saúde Digital, para isso a Secretaria da Saúde do município está disponibilizando vários locais para o cadastramento. “Estamos montando todo o esquema de garantia para o acesso ao cadastramento das crianças para aquelas pessoas que tiverem dificuldades em acessar a internet. Todos os CRAS, CREAS, Assistência Social dando esse apoio, além das escolas que a partir das 7h30 estarão abertas para receber essas pessoas”, disse Fernando Fernandes, secretário da Saúde local.
Reforço
O município ampliou também a aplicação da dose de reforço para pessoas com 40 anos de idade. O prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, ressaltou a importância da vacinação, que tem ajudado a amenizar os casos de internações graves em decorrência da doença. O município registra 225 mortes em decorrência da Covid-19. “Depois que iniciamos a vacinação, Iguatu apresenta outra realidade. A gente não vê mais pessoas doentes graves em UTIs, e de certo modo existia preocupação por partes dos pais, dos professores. Essa vacina traz para gente muita esperança para que consigamos vencer esse vírus”, destacou.
0 comentários