Secretaria de Meio Ambiente expande a coleta seletiva no município

02/10/2021

Novas localidades, bairros, instituições públicas, escolas e empresas fazem parte do programa de expansão do sistema de coleta seletiva de lixo em Iguatu. Recentemente a Unidade do Semiliberdade, no Bairro Areias e as localidades de Barreiras dos Pinheiros e Barreiras dos Paraibanos também receberam ações da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal.

A intenção é desenvolver nos moradores a conscientização da coletividade sobre a importância de uma reeducação voltada para a separação do lixo, para uma destinação correta evitando principalmente ainda mais a poluição do meio ambiente. “A previsão da gente é a partir da próxima semana fazer lançamento semanal do programa de coleta seletiva. Estamos preparando os tambores, adesivando direitinho para esses locais. Vamos lançar em todas as escolas municipais e demais órgãos públicos, secretarias, etc. A aceitação está muito boa. Vamos fazer também em empresas privadas. Durante a ação é feita uma palestra mostrando a importância de a pessoa passar a separar o seu lixo, já de casa mesmo. O programa está sendo feito por etapas”, declarou o secretário Mário Rodrigues.

A previsão da pasta é que neste mês nessa concluído essa fase para em seguida iniciar nos bairros. O primeiro a receber o programa será o Centro.

“Além da instalação dos tambores de lixo, a gente faz visita porta a porta, fazendo esse esclarecimento, anunciando que em cada local por exemplo vai ter uma unidade de recebimento. É um trabalho que depende muito das pessoas. É preciso essa visitação para despertar nas pessoas essa conscientização. Estamos animados porque o projeto piloto em Suassurana vem sendo um sucesso. Esperamos que as outras localidades sigam também o mesmo exemplo”, ressaltou Mário.

De acordo com o gestor, o destino de todo material coletado vai ser para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Iguatu. “Haverá catadores específicos para fazer a retirada desse material nos locais. Nós temos 68 catadores cadastrados na associação pelo Governo do Estado, que recebem uma bolsa de auxílio que corresponde a 25% do salário mínimo. Nesse primeiro momento o destino é para eles. Vamos ter a Central Municipal de Resíduos Sólidos que está sendo licitada, onde esses catadores trabalharão em um espaço mais digno. Todos os recursos serão repassados para eles”.

Iguatu produz em média por dia 100 toneladas de lixo. A estimativa é que com a implantação e desenvolvimento do projeto em todas as etapas na fase final com a retiradas de todos os tipos de materiais que podem ser reciclados, deve chegar apenas com 20% do material que seja lixo, que não seja reaproveitado. “Que seja o dejeto mesmo, aquele que não tem utilidade que será dado um destino para um aterro sanitário. A média é que a gente consiga tirar 80% do produto que seja reaproveitado”, ressaltou Mário, afirmando que dentro dessa ação outros projetos serão desenvolvidos para melhoria do meio ambiente através da coleta seletiva, que otimiza os processos de destinação do lixo com a separação daquilo que pode ser reciclado, além de contribuir com o meio ambiente, também gera emprego e renda.

Centro de Semiliberdade

Em Iguatu a campanha de coleta seletiva de lixo chegou ao Semiliberdade no Bairro Areias. Através da parceria o local passa a ser um ponto de recolhimento de material que pode ser reciclado. Uma solenidade aconteceu para apresentar o programa quando foi firmada a parceria entre o Centro de Semiliberdade, órgão do Governo Estadual e a Secretaria do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal. “A unidade de Iguatu, com essa ação, será o ponto receptivo para a comunidade do bairro Areias no processo de recolhimento dos materiais recicláveis previamente separados, gerando menos impactos ao meio ambiente e ajudando na economia de processos naturais. Para a diretora da unidade, Adriana Chaves, essa campanha vai movimentar a comunidade do entorno do Centro de Semiliberdade. Ela espera um trabalho em conjunto com os moradores focando principalmente conscientização e responsabilidade de todos.

Barreiras dos Pinheiros e Barreiras dos Paraibanos na zona rural foram contempladas com o programa. A ação contou com visita porta a porta e com o apoio de estudantes, professores e funcionários da escola e Agentes Comunitários de Saúde. “Como estamos fazendo em todos os locais, a finalidade dessa visita é envolver a população no projeto, além de conscientizá-los da importância do meio ambiente para a nossa sociedade”, frisou Mário Rodrigues.

MAIS Notícias
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde

Cumprindo o que prometeu durante a campanha, o prefeito eleito Roberto Filho anunciou ontem, dia 15 de novembro de 2024, um nome técnico técnico para a Secretaria de Saúde do município de Iguatu. Trata-se do médico anestesiologista, também especialista em gestão...

Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu
Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu

O iguatuense Alyson Alves de Araújo conquistou o 1º lugar em duas categorias absoluto no Fortaleza Spring International Open de Jiu-Jitsu. O evento reuniu atletas de todo o país. Alyson Macaco levou o nome de Iguatu ao pódio com muita garra e dedicação. Nascido e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *