Secretária de Saúde de Iguatu deixa cargo após 42 dias

A cidade já registra 124 mortes e casos do novo coronavírus se aproximam da marca de 6 mil infecções confirmadas.

20/03/2021

A Secretaria de Saúde de Iguatu completa quatro dias sem um titular no cargo neste sábado, 20. A vaga é ocupada interinamente por técnicos da pasta. O gestor não tem dado nenhuma sinalização de que está em busca de um nome para a pasta que tem entre suas missões enfrentar a pandemia do novo coronavírus. A cidade já registra 124 mortes e casos do novo coronavírus se aproximam da marca de 6 mil infecções confirmadas.

Após exatos um mês e 12 dias do seu anúncio como titular da pasta da saúde de Iguatu, Sayonara Moura Cidade deixou o cargo de secretária. Ela aceitou o convite para ocupar a mesma função só que na cidade de Barbalha. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação do poder público municipal.

O prefeito da cidade do Cariri fez o anúncio da chegada de Sayonara através de suas redes sociais. Nos bastidores é ensaiado que o prefeito Ednaldo Lavor (PSD) deve anunciar o novo ocupante do cargo nas próximas horas.

Perfil

Fisioterapeuta graduada pela Universidade de Fortaleza, Sayonara tinha a seu favor para seguir no cargo o fato de ser especialista em Saúde Pública e Gestão dos Sistemas Locais de Saúde, pela Escola de Saúde Pública do Ceará. Ela tinha histórico de ter já assumido as secretarias de Saúde de Cedro, Capistrano e Aracati, sendo atualmente presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará- COSEMS/CE, e vice-presidente da CIB/CE.

A notícia chama atenção diante da necessidade de uma condução das ações de saúde em meio a um cenário de pandemia. Sayonara havia chegado a Iguatu também com a missão de expandir o sistema de saúde, e estreitar um melhor diálogo com a macrorregião de saúde.

Não é descartado o retorno de antigos nomes que já estiveram à frente da pasta, como Georgy Xavier e Ana Laura, hoje ocupando respectivamente os cargos de superintendentes da Escola de Saúde Pública de Iguatu (ESPI) e Fundação de Saúde Pública de Iguatu (FUSPI). Já o nome de Marcelo Sobreira, que assumiu no primeiro ano do atual grupo político, parece ser o cenário mais distante de se concretizar.

UTI

Dentro do tema saúde o gestor postou em suas redes sociais o anúncio da aquisição de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel. “Mais uma vitória da vida. Acabamos de receber, em parceria com o Governo do Estado e com o deputado Marcos Sobreira, mais uma UTI móvel para o SAMU de Iguatu. Esse equipamento importantíssimo muito servirá, sobretudo durante a pandemia, para Iguatu e região. Vamos em frente”, publicou o gestor sem fazer qualquer referência à titularidade da pasta.

ATUALIZAÇÃO

Neste sábado, 19, a secretaria de gabinete em contato com a reportagem rechaçou que exista vacância na pasta, e que ela segue até o final do mês de março sob comando da Sayonara Cidade, quando o próprio município anunciará o novo nome.

Sayonara havia chegado a Iguatu com a missão de estreitar um melhor diálogo com a macrorregião de saúde – Foto Divulgação

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *