Secretaria de Saúde do Ceará espera chegada de 300 mil testes rápidos

04/04/2020

Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza

O maior desafio para as autoridades de saúde de todo o Brasil tem sido dar maior velocidade ao diagnóstico do novo coronavírus. Os laboratórios do País, que realizam os exames, estão sobrecarregados e há muita demora nos resultados.

Uma das alternativas dos governadores tem sido investir nos testes rápidos, que são importados da China. No Ceará, estão sendo aguardados 300 mil kits para testes rápidos da doença. “Temos de continuar testando ao máximo os casos suspeitos. Já chegaram ao Ceará 20 mil testes rápidos, que é um teste que o resultado sai em cerca de 15 minutos. Estamos validando esses testes e acredito que a partir de domingo, dia 5 de abril, ou segunda-feira, dia 6, eles deverão estar disponíveis aos cearenses. Além disso, já compramos mais 300 mil testes desses na China e estamos aguardando (a chegada) para utilizar imediatamente”, afirmou o governador Camilo Santana.

O Governo Estadual criou o TeleSaúde, uma central de atendimento telefônico 24 horas para esclarecer dúvidas da população sobre a doença. Em média, os 150 canais de atendimento recebem cerca de 4.700 chamadas diariamente. As dúvidas mais frequentes estão relacionadas aos sintomas da doença e são atendidas por profissionais de saúde que estão de plantão para dar suporte ao tele atendimento. “Pessoas que tenham dúvida, por favor, liguem no 0800 275 1475. É importante que todos os cearenses estejam informados e o TeleSaúde existe para isso”, explicou o governador do Ceará.

A tendência diante do aumento dos casos da Covid-19 no Estado é de continuidade do decreto de quarentena. “Tenho de reforçar o que tenho dito, da importância do isolamento social. O coronavírus é um problema no Ceará, no Brasil e no mundo. E que a maior e a melhor recomendação, que vem sendo dada por todos os especialistas, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), por médicos epidemiologistas e infectologistas, é o isolamento social. E assim diminuir a velocidade de contaminação do vírus”, ponderou Camilo Santana.

Ele ressaltou que o governo continua buscando mecanismos para socorrer as pessoas mais vulneráveis e também amenizar os prejuízos na economia. “Sabemos da gravidade do problema, temos de proteger as condições de vida e emprego de todos, mas precisamos cuidar da nossa saúde. Se todos contribuírem, conseguiremos fazer essa difícil travessia juntos, preservando vidas, portanto vamos manter ao máximo isolamento social”, reforçou o governador.

Vacinação

Uma das iniciativas para reforçar a proteção da população idosa tem sido reforçar a vacinação contra outros tipos de gripe. A campanha de vacinação contra a gripe em Fortaleza, ao superar as metas estabelecidas pelo Governo Federal, foi reconhecida pelo Ministério da Saúde, conforme ressaltou o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

Cerca de 2/3 do público-alvo estão imunizados contra H1N1, H2N3, influenza b. Ao longo das duas primeiras etapas da campanha, mais de 240 mil pessoas já foram vacinadas na Capital por meio do atendimento em shoppings, postos de saúde e escolas municipais.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *