Secretaria do Meio Ambiente realiza oficinas sobre Leitura Territorial

15/06/2024

Serão realizadas seis oficinas no total, nos distritos e sede do município. Já aconteceram encontros no Riacho Vermelho, Suassurana (Barreiras e Baú), e na quinta-feira, 14, no Gadelha. As próximas acontecerão no Barro Alto, terça-feira, 18, José de Alencar, 19, e encerrando esse ciclo de Oficinas de Leitura Territorial na sede.

O objetivo é sistematizar as principais questões ambientais do município, onde são definidas orientações e diretrizes para solução dos problemas e ocupação do territorial de Iguatu. As oficinas estão sendo realizadas por técnicos do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Administrativo Municipal – CEDEPAM. A ação conta com a mobilização dos moradores para debater o Plano Diretor Ambiental de Iguatu e definir áreas de preservação do meio ambiente.

“Dentro da condução dos trabalhos do Plano Diretor de Iguatu, estão contempladas as Oficinas de Leitura Territorial, correspondente a participação das comunidades na construção do Plano Diretor. A gente dentro dessas atividades, ouve a comunidade pra entender, como se interagem com o território, principalmente com os recursos naturais”, explicou Antônio Júnior, coordenador técnico da CEDEPAM, ressaltando ainda a importância da participação popular.

Estatuto das Cidades

“Um dos pré-requisitos do Estatuto das Cidades diz que a população tem sua participação efetiva no processo de construção de qualquer Plano Diretor. Dentro das oficinas, a gente apresenta para a população o que é o Plano Diretor Ambiental, as implicações desse plano na vida da população efetivamente e pegar as contribuições a partir da leitura do território. Esses estudos são conduzidos com bases em técnicos: geógrafos, biólogos, engenheiros, arquitetos e a população entra como os conhecedores da localidade, porque ninguém conhece mais Iguatu, do que a população iguatuense, então é necessário que a gente escute a população, que ela nos informe as fragilidades, onde tem lugares degradados, o que tem que ser conservado, onde há a utilização do solo para determinadas atividades econômicas.” explicou o técnico, fazendo um convite para que moradores participem dos próximos encontros.

De acordo ainda com o coordenador técnico Antônio Júnior, o Plano Diretor Ambiental é uma ferramenta para que o município possa ter o conhecimento efetivo do território. Sendo que o plano diretor ambiental vai ser uma importante ferramenta que pode integrar o plano diretor municipal. É importante conscientizar a população para participar desses encontros decidindo na elaborar o Plano Diretor Ambiental.

MAIS Notícias
Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *