Secretaria e federações agrícolas articulam ações para o campo

07/12/2019

Agricultores, lideranças comunitárias e presidentes de associações estiveram no último sábado, 29/11, trançando estratégias visando melhor resultado na produção. O encontro encabeçado por federações agrícolas, sindicatos e a Secretaria de Agricultura e Pecuária discutiu o calendário de atividades favorável ao homem do campo que vivencia a expectativa ainda de bom inverno.

Na reunião ocorrida na sede do parlamento iguatuense, foram discutidas a programação do preparo de terras que tem agendamento marcado para o dia 16, entrega dos boletos do Garantia Safra, que ocorrerá concomitantemente a de títulos de terra entres os dias 12 a 20, distribuição de raquetes de palma forrageira e mudas frutíferas e desenvolvimento do Projeto Ouro Branco.

Para o titular da pasta de Agricultura e Pecuária, Edmilson Rodrigues, a articulação antecipada visa prever contratempos e prejuízos à categoria. “Esse ano começamos o planejamento visando 2020 já com os maquinários todos prontos, tratores com grades finas e aradores que ficarão à disposição do homem do campo. Estamos com equipe técnica pronta para dar cobertura”.

Chuva é a esperança

Os órgãos de meteorologia do Ceará ainda não divulgaram oficialmente o prognóstico para quadra invernosa de 2020. Em comunidades onde o uso da irrigação não é praticado como no sítio Mirasul, o líquido que cai do céu acaba sendo a única esperança. “A terra é de produção sequeira. Não temos água. Se não chover bem, não adianta nem plantar”, disse o agricultor Raimundo Gonçalves.

Epitácio Benigno, presidente da Associação do Sítio Santa Rosa II, afirmou que a comunidade teve bastante prejuízo no último inverno com as culturas do milho e feijão. “Não deu a metade que imaginávamos produzir e esse ano estamos com essa incerteza, mas vamos acreditar”.

Luciene Gomes é agricultora da comunidade do Sítio Varzinha, região composta 50 famílias de produtores. A mulher do campo disse que espera um quadro de produção diferente ao desse ano. “Espero colher os legumes que não foi possível nessa”, anseia.

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *