Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza
A Secretaria da Educação (Seduc) divulgou, esta semana, o edital da primeira convocação do Concurso Público para provimento de cargos efetivos de professor. Ao todo, serão contempladas 1.250 vagas, divididas nas 13 disciplinas do Ensino Médio, perfazendo 50% do total de classificados por disciplina, mais a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os profissionais atuarão nas escolas da rede pública estadual de todo o Ceará, de acordo com o edital de convocação.
Os procedimentos referentes à convocação, nomeação, posse e exercício serão realizados pelos candidatos convocados de forma on-line, através do sistema desenvolvido pela Seduc.
Na plataforma virtual, o candidato realizará seu cadastro pessoal e funcional, e também submeterá a documentação obrigatória à posse e ao exercício. Na sequência, solicitará à lotação inicial. A posse e o exercício dos nomeados estão previstos para 2 de março de 2021.
Matrículas
As matrículas para alunos novatos das escolas da rede pública estadual de ensino começaram nesta quinta-feira, dia 14 de janeiro. Esta etapa é voltada para estudantes que vêm de escolas particular, de outros estados ou que abandonaram a escola e desejam retomar os estudos em uma unidade de ensino da rede pública estadual.
Um novo sistema foi desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc) para agilizar o atendimento e trazer segurança com o distanciamento social nesse período de pandemia da Covid-19.
O atendimento presencial vai ser apenas para os pais que não têm acesso à internet. As medidas previstas nos protocolos sanitários estão sendo reforçadas a fim de evitar aglomerações durante cada etapa do período de matrícula.
Na rede particular de ensino no Ceará, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará anunciou que está mantido o feriado de Carnaval para professores e funcionários. A decisão vai de encontro ao decreto estadual que cancelou eventos carnavalescos no período e cancelou o ponto facultativo na segunda e terça-feira de Carnaval para evitar aglomerações, principalmente, nas praias fora de Fortaleza.
0 comentários