Iguatu celebrou na quinta-feira, 25, seus 171 anos de emancipação política. As comemorações incluíram a entrega de uma nova ambulância, a apresentação de um castramóvel e o lançamento do programa Preparo de Terras.
A cerimônia de abertura das comemorações ocorreu na quarta-feira, 24, na Praça da Matriz, com apresentações culturais, entrega de equipamento para os agentes de saúde, distribuição de mudas nativas e oferta de serviços assistenciais e de saúde.
O castramóvel, um projeto da Secretaria da Causa Animal, deve estar operacionalizado nos próximos 15 dias. O equipamento, adquirido através de uma emenda parlamentar do deputado federal Célio Studart (PSD), aguarda a conclusão da fase de licitação para a compra de insumos e o custeio inicial.
Uma nova ambulância, obtida por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual Marcos Sobreira (PDT), será incorporada à frota do Hospital Regional de Iguatu.
As comemorações foram encerradas no feriado com uma missa em ação de graças na Catedral de São José, presidida pelo bispo diocesano Dom Geraldo Freire.
“Uma semana modesta em função desse nosso retorno em menos de 20 dias. Pegamos um município em crise administrativa. Priorizamos equilibrar o funcionalismo do que promover grandes eventos. Mas as secretarias promovem diversas ações para nossa comunidade, como também a entrega de equipamentos que ajudarão no bom desenvolvimento do nosso município. Continuaremos trabalhando incansavelmente por um Iguatu cada vez mais forte e unido”, disse Ednaldo Lavor (PSD), prefeito de Iguatu.
Preparo de terras
A Secretaria de Agricultura e Pecuária de Iguatu lançou o Programa de Preparo de Terra, que disponibiliza dez tratores com implementos específicos para o preparo do solo. Em Iguatu, os agricultores cadastrados pagam uma taxa de R$ 60,00/hora para utilizar o trator, um valor significativamente menor que a média de contratação de um trator particular, que pode chegar a R$ 130,00/hora.
O Programa Preparo de Terra também tem como objetivo incentivar o cultivo de sequeiro. De acordo com dados da Secretaria de Agricultura de Iguatu, nos últimos três anos, mais de 2.400 agricultores familiares se beneficiaram do programa, que preparou 3.324 hectares.
0 comentários