Semana tensa na Câmara de Iguatu intensifica confronto político

11/02/2024

A semana na Câmara Municipal de Iguatu foi marcada pelo retorno presencial aos trabalhos no Plenário João Coelho Lima Verde, trazendo à tona um cenário de polarização e acirramento político na cidade. Enquanto as obras de padronização de acessibilidade e ampliação dos gabinetes prosseguem no prédio do legislativo, os embates entre os representantes municipais se intensificam.

Os ânimos exaltados contaram como a troca de agressões entre o vereador Eudsvan Silva (PSD) e um servidor da Vigilância Sanitária, resultando em denúncias registradas na delegacia local. O desentendimento, que ocorreu momentos antes do início da sessão, deixou o paletó do parlamentar rasgado, evidenciando a tensão que paira na cena política da cidade.

Dentro do plenário, as discussões não foram menos acaloradas, com trocas de insultos entre o vereador e presidente Ronald Bezerra (Republicanos) e Rafael Gadelha (PSD). Além disso, o embate entre a presidente do Sindicato dos Professores Municipais de Iguatu – SPUMI, Sayonara Fernandes, e o vereador líder de oposição Rubenildo Cadeira (Republicanos) adicionou mais um capítulo ao clima político tenso, com acusações mútuas que incluíram a denúncia de violência política de gênero e aparelhamento da entidade sindical por membros do governo atual.

Na segunda sessão da semana, mesmo com a ausência de grande e pequeno expediente, os vereadores enfrentaram a presença de manifestantes ligados a movimentos sindicais.

Projetos relacionados ao piso do magistério e à valorização dos agentes comunitários de saúde foram retirados de pauta devido à falta de consenso entre as alas políticas. Em contramão foram aprovados em primeira e segunda votação, destacando-se o reajuste de 8% das áreas auxiliares e técnico-administrativas da saúde, além do incentivo financeiro adicional aos agentes comunitários de saúde e aos agentes de combate às endemias.

A emenda ao projeto de lei que busca restringir nomeações de cargos de direção a servidores de carreira do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) ganhou destaque. A pauta foi derrubada pela maioria na Câmara, impactando diretamente na possível nomeação do atual vice-prefeito Franklin Bezerra (PSDB), para o cargo de superintendente do SAAE.

Cenário

O retorno de Ednaldo Lavor (PSD) e Franklin Bezerra (PSDB) à Prefeitura de Iguatu reconfigurou o panorama político local, antecipando uma corrida eleitoral intensa. Enquanto o prefeito consolidou alianças com sete vereadores, o grupo do ex-prefeito e deputado Agenor Neto (MDB) mantém-se com quatro representantes no legislativo. Ronald Bezerra (Republicanos), que ocupou interinamente a prefeitura, anunciou sua intenção de concorrer nas próximas eleições, contando com o apoio de cinco parlamentares.

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *