Para dar protagonismo ao papel institucional do vice-prefeito e desmistificar a ideia de que o cargo tenha menor valor, o município de Iguatu recebeu o ciclo de debates sobre assessoria técnica e capacitação exclusiva aos gestores que ocupam o cargo. No auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-Iguatu), nesta quinta-feira, 09, o momento debateu mecanismos de participação efetiva na gestão, construção de políticas públicas, assessoria de imprensa e comunicação via redes sociais.
A ocasião foi uma promoção da AVIPRECE – Associação dos Vice-Prefeitos do Ceará. A entidade montou através do seu corpo técnico um conjunto de informações detalhadas que formam e capacitam os vice-prefeitos. A ideia é percorrer o estado levando conhecimento modernos aos municípios. Na cidade de Iguatu, ocorreu a segunda edição do seminário, iniciado na cidade de Chorozinho.
O vice-prefeito trabalha como um agente transformador de cenários, muitas vezes prospectando projetos e programas importantes para o município, sua atuação deve ser pautada com planejamento e ação, fortalece as diversas questões relacionadas ao Poder Executivo. “Temos a missão de qualificar a atuação do vice através de um processo moderno de que envolve consultoria em políticas públicas, seminários temáticos, educação corporativa em gestão pública”, disse Agenor Mota, presidente da Aviprece, e vice-prefeito de Aquiraz.
Na visão do vice-prefeito de Iguatu, Franklin Bezerra, a simetria entre o chefe do executivo e o vice deve ser equilibrada e leve, as tarefas podem ser facilmente divididas. As ações relacionadas à economia local, formação de políticas públicas e desenvolvimento acontecem naturalmente. “AVIPRECE em sua essência e através dos seus seminários, redes sociais, e na ouvidoria digital, busca o reconhecimento do trabalho e a importância dos vice-prefeitos, além da aproximação dos munícipes com a gestão pública. Buscando conhecimento para melhorar ainda mais a vida do povo”, afirmou.
Além do presidente da AVIPRECE, palestraram no seminário o jornalista e assessor de imprensa Álvaro Lins e Deison Ferreira, assessor de comunicação e produtor audiovisual que abordou a temática da comunicação em redes sociais como ferramenta de gestão.
O seminário foi aberto a todos que fazem parte das administrações municipais ou têm cargo público, e contou com a participação de vários vice-prefeitos da região Centro-Sul e Vale do Jaguaribe.
0 comentários