Em mais um projeto inovador, os médicos Roberto Mendonça, Matheus Candido e Jader Mendonça, do corpo clínico do Hospital São Camilo de Iguatu, inauguram serviço pioneiro de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva.
A Cirurgia Minimamente Invasiva, representada pela Videolaparoscopia no Iguatu, já é realidade no São Camilo desde 2013. O serviço de Cirurgia Videolaparoscópica, que comemora 8 anos em 2021, já vem realizando de rotina, por Videolaparoscopia, cirurgias como Colecistectomia (cirurgia para retirada da vesícula), Ooforectomia ou Ooforoplastia (cirurgias de ovário), Cirurgias Colorretais (para doenças benignas e malignas do intestino grosso, reto e ânus), Cirurgias do refluxo gastroesofágico (hérnia de hiato), apendicectomias (para apendicite), entre outras.
Conectados com a demanda crescente e piora da qualidade de vida das pacientes com endometriose e doenças benignas e malignas do útero, tais como adenomiose e miomas, os médicos Roberto Mendonça, especialista em Cirurgia Videolaparoscópica, Jader Mendonça, especialista em Coloproctologia e Matheus Candido, especialista em Ginecologia, inauguram o SEGMI (Serviço de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva), onde serão realizadas cirurgias de endometriose superficial e profunda, histerectomias, cirurgias de intestino para endometriose intestinal, entre outras, todas por videolaparoscopia, o que representa maior capacidade de tratamento de pequenas lesões despercebidas pelos métodos tradicionais, menor tempo de recuperação pós operatória, volta mais rápida ao trabalho e atividades diárias e menor chance de infecção e complicações vasculares.
Falando em Endometriose, além da equipe cirúrgica, há todo um aparato essencial ao diagnóstico e tratamento dessa patologia. Ressonância Magnética e Ultrassonografia com protocolos para Endometriose, além de tratamento clínico com medicamentos que buscam melhorar a qualidade de vida das pacientes antes da indicação cirúrgica ser considerada, são garantidos por serviços próprios do Hospital São Camilo, colaborando para uma maior interação e discussão caso a caso com chances de melhor resultado.
Há também parcerias da equipe com Nutricionista, Fisioterapia Uroginecológica, Psicologia, ressaltando e reconhecendo a importância da equipe multidisciplinar nos cuidados à Endometriose e patologias ginecológicas.
Além disso, há uma preocupação científica, com grupos de estudo discutindo as novidades do Brasil e do mundo, e idas a cursos e congressos frequentes, que buscam ofertar o que há de mais moderno nos cuidados. A conduta é definida após discussão clínica de toda a equipe cirúrgica, ginecológica e de imagem.
0 comentários