Servidora pública investe em pipoca ‘gourmetizada’

24/12/2022

O gosto por cozinhar e a vontade de montar o próprio negócio impulsionaram a funcionária pública Leonília Oliveira, 32, a montar a Marias Pipocas. O negócio é novo, tem cerca de 8 meses. Surgiu também como uma fonte de renda extra para ajudar no sustento da família.

Casada, mãe de dois filhos, Pedro, 5, e Miguel, 1 ano e 3 meses, a agente administrativa passou a acumular essa nova função de empreendedora. “Meu filho Pedro é autista, precisa de acompanhamento, com fono, e outras especialidades. Esse dinheiro extra ajuda no cuidado dele. Vinha pensando em alguma coisa para complementar a renda. Vi no Instagram essas pipocas gourmet, achei interessante. Uma novidade para o município. Eu gosto muito de cozinhar, então eu pensei em bolos, docinhos, só que já tem muita gente que faz. Então para ser o diferencial eu vi isso. Achei interessante, tanto pela forma de ser feito como pelo sabor. Realmente tem um sabor diferente. Iguatu precisa de novidades!”, disse empolgada a empreendedora.

A pipoca, porém, é diferenciada. É comercializada em embalagens plásticas ou em caixinhas personalizadas, oferecida em pelo menos 30 sabores, entre eles ninho, nutella, paçoca, as que são as mais vendidas, preferência da criançada. Tem também o agridoce doritos, Romeu e Julieta, entre outros. Os produtos são feitos de forma caseira, com ingredientes selecionados. O milho de pipoca, o grão utilizado, é importado, ‘mushroom’, estoura redondo, fica sem o caroço e não precisa de nenhum tipo de óleo para ser estourado.

Investimento e satisfação

Leonília se mostrou encantada com o produto, além de negócio, tem se tornado uma paixão fazer as pipocas gourmet. Inicialmente, vendia os doces pela internet e foi formando sua clientela. “Comprei o curso, fiz e comecei a vender, primeiro por delivery, mas não consegui fazer porque o entregador teve que sair. Eu tive a ideia do criar o carrinho para vender nas praças, em eventos, aniversários, casamentos… E vem dando certo”.

Com o empreendimento dando certo, passou a criar e diversificar sua produção. Mas, segundo ela, não é fácil, empreender. Tem que fazer muitas pesquisas, estudos, tentativas e erros. “Depois disso consegui produzir as pipocas do jeito e dos sabores que queria. A partir daí surgiu a Marias Pipocas. Todo mundo come, as pessoas gostam”.

O negócio partiu para a prática há 8 meses e tem atendido as expectativas, isso porque os investimentos são altos, mas o retorno principalmente pelo conhecimento que as pessoas têm tomado, tem satisfeito a empreendedora. “Os investimentos são altos, mas é uma coisa diferente no mercado, principalmente para aniversários, casamentos, que as pessoas estão pedindo muito. Acaba se tornando um mimo, uma lembrancinha para aquele momento. Eu recebo muito feedback das pessoas, dizendo que gostaram muito dos produtos, que os convidados gostaram. Isso é muito bom pra gente que começando agora. Eu ainda  aprendendo a empreender. Até então eu não sabia como era essa vida. A gente aprende tudo no curso. Além de fazer as pipocas, aprende também a comercializar o produto”, destacou.

Atualmente aproveitando as festas de dezembro, ela vende sua produção na praça da Matriz. O carrinho de madeira, cheio de luzes chama atenção de quem visita o local. As pipocas são comercializadas pela internet. Ela aceita encomendas para eventos, aniversários, casamento. As pipocas são embaladas em pacotes de 50g e 100g, por R$ 5,00 e R$ 10,00 respectivamente.

Matéria-prima importada

O milho é especial para pipocas gourmet, é importado. É o mushroom, conhecido dessa forma por ter um formato arredondado quando estoura, parecido como um cogumelo. “Esse milho ajuda na saborização que a gente faz. Diferente do milho comum. Dou vários sabores. No meu cardápio hoje a gente tem cerca de 30 sabores entre doces e agridoce.

Marias Pipocas

O nome “foi um ideia que surgiu do nada. Passei a pesquisar nomes para o negócio. Vi muitos nomes que não achei interessante. Veio na mente esse nome Maria, na minha família não tem ninguém com esse nome. Tenho uma afilhada que o nome dela é Ana Luíza, mas a gente sempre chamou de Maria. Veio esse nome Marias Pipocas, encaixou, nome fácil de lembrar”.

Para mais informações sobre os produtos basta acessar o perfil no Instagram: @mariaspipocas_.

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