A Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará – ESMEC realizou, esta semana, em Iguatu, nos dias 2, 3 e 4 de abril, curso de capacitação para juízes e servidores do judiciário. O curso ‘Justiça 4.0 na Perspectiva do CNJ’, com carga-horária de 20h/a, aconteceu na modalidade semipresencial e credenciado pela Enfam. Na quarta-feira, 2, a atividade aconteceu na modalidade EaD com (4h/a) pelo AVA, nos dias 3 e, presencialmente tendo o juiz Ricardo Alexandre da Silva Costa foi o instrutor.
O treinamento aconteceu numa das salas da FASC – Faculdade São Francisco do Ceará, na Rua Dom Quintino, Bairro São Sebastião. De acordo com a ESMEC o curso é voltado para magistradas, magistrados, servidoras e servidores das Varas Únicas e Criminais ou da Infância e Juventude do TJCE na região que compreende o Polo de Iguatu. Além de Iguatu magistrados e servidores das comarcas de Senador Pompeu, Icó, Jucás, Aiuaba participaram também.
O objetivo do curso é capacitar os participantes para compreender a importância da transformação digital no Poder Judiciário Nacional, promovendo o debate sobre o tema e possibilitando a identificação e aplicação das novas tecnologias e ferramentas do Programa Justiça 4.0.
Além da grade curricular e temática, em alguns momentos os participantes puderam interagir sobre situações corriqueiras do que acontece no dia-a-dia no âmbito das comarcas, como forma de trocar informações no alinhamento das ações que atendam as normas do judiciário.
Qualificação
Ana Paula Nogueira de Oliveira, técnica judiciária há 30 anos, participou do curso. “Sinto-me lisonjeada e com o coração cheio de gratidão pela oportunidade dada pela ESMEC (Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará), a qual procura qualificar cada dia mais, não apenas o(a)s magistrado(a)s, mas também a nós: servidores(as) do TJCE”.
Segundo Ana Paula, quando a ESMEC proporciona um curso tão rico como esse, também apresenta a visão da revolucionária Justiça 4.0 do CNJ, e do TJCE diante dos conflitos sociais de um novo mundo de desenvolvimento tecnológico, bem como oferece as melhores ferramentas, para trabalhar em favor da Justiça e de quem desta necessita.
O juiz Ricardo Alexandre informou que o conteúdo do curso foi focado na transformação digital pela qual o Poder Judiciário do Brasil está passando, e com foco também no que o TJCE está realizando. Uma abordagem do impacto das tecnologias visando acelerar os processos e também um pouco das ferramentas de IA-Inteligência Artificial (como tema introdutório), no que o judiciário está produzindo, como ferramenta de apoio aos servidores e juízes do Estado do Ceará.
0 comentários