Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) confirmou, nesta quinta-feira, dia 29 de julho, a identificação de quatro casos de Covid-19 da variante Delta no Estado. Segundo informou o governador Camilo Santana (PT) em suas redes sociais, são três mulheres e um homem, com idades entre 22 e 26 anos, que moram em Fortaleza (duas pessoas), Caucaia e Itapipoca. Todos testaram positivo após desembarcarem de voos vindos do Rio de Janeiro.
Os quatro exames RT-PCR realizados no Centro de Testagem de Viajantes do Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins, analisados pela Rede de Vigilância Genômica, foram identificados como variante Delta do coronavírus. As análises foram feitas de forma conjunta pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) – os dois últimos são equipamentos da Sesa.
A Sesa e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão realizando busca ativa na lista dos passageiros e tripulantes de três aeronaves vindas do Rio de Janeiro, onde estavam os quatro viajantes que testaram positivo para a variante originária da Índia.
Os pacientes que estão infectados com a variante estão em isolamento e seguem monitorados pela Sesa. “Informo que as barreiras sanitárias estão sendo reforçadas nas rodoviárias de Fortaleza e interior, além da ampliação de 5% para 20% das coletas por amostragem no Centro de Testagem do Aeroporto”, detalhou o governador.
Camilo reforçou a importância de a população cearense seguir mantendo todos os cuidados sanitários, com as normas de distanciamento social e o uso de máscara. “Temos feito todos os esforços para garantir mais vacinas para os cearenses, inclusive negociando com laboratórios a compra direta para o estado. Só com a vacinação em massa conseguiremos superar de vez essa pandemia”, finalizou.
Pacto contra o Coronavírus
Diante do registro de um paciente com a variante Delta em Itapipoca, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PDT), cancelou a programação do Pacto contra o Coronavírus que seria realizada nesta sexta-feira, dia 30 de julho, no município. O paciente está sendo monitorado pela Secretaria de Saúde do Estado.
Desde a semana passada, a comitiva do pacto reforçou as medidas preventivas contra o coronavírus e potencializou o cadastro para vacina nos municípios de Sobral, Tianguá, Viçosa do Ceará, Crateús, Tauá, Aracati, Morada Nova, Canindé, Baturité, Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato, Camocim, Granja, Quixeramobim e Iguatu.
0 comentários