Sessão da Câmara de Iguatu é marcada por bate-boca entre parlamentares

09/08/2023

A sessão desta terça-feira, 08, do segundo período legislativo da Câmara Municipal de Iguatu (CMI) foi marcada pela troca de insultos entre parlamentares. O fato ocorreu em meio à presença do magistério e corpo diretor da Escola da Rede Estadual de Ensino Profissionalizante Lucas Emanuel.

Os representantes da unidade escolar foram ao parlamento esclarecer os trabalhos desenvolvidos no âmbito da diversidade cultural, ética e os aspectos religiosos nos povos africanos. Em junho, o vereador Rubenildo Cadeira (Republicanos) protocolou um pedido de reposta junto a CREDE 16 com explicações da grade curricular com base em uma denúncia que ele afirmou ter recebido de uma mãe de aluno que a instituição imposta aos alunos com formação evangélica a participarem obrigatoriamente das atividades.

Na oportunidade diretores e professores rechaçaram a denúncia e usaram da tribuna do legislativo para explicar que o conteúdo programático compõe estrutura disciplinar da Secretaria Estadual de Educação.

Confusão
No encerramento do momento, a mesa diretora, por meio do presidente Marconi Filho (PDT), não cedeu questão de ordem ao vereador Rubenildo, dando a chance de fala no pequeno e grande expediente. Em meio a um clima tensionado, o presidente decidiu por encerrar a sessão.
Descontente com a decisão, Rubenildo denunciou que o momento foi armado. Chamou o presidente de “Palhaço”. Que por sua vez respondeu usando termos de baixo calão.

Respostas
Por meio de nota, o presidente da Câmara afirmou que foi ofendido com palavras que considerou “injuriosas e inadequadas para o ambiente democrático e republicano” e afirmou que a decisão de encerrar a sessão foi baseada em “não constranger a fala de nenhum parlamentar fazendo cumprir o Regimento Interno da casa legislativa que permite reprimir excessos”, disse.

Por meio de vídeo em suas redes sociais, o vereador Rubenildo se disse surpreendido com o momento e lamentou o ocorrido dizendo que sua reação foi baseada em ter sido prejudicado por não poder responder aos questionamentos dos presentes.

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *