O projeto Sessão VHS de Cinema está de volta com o filme “A cor púrpura”, dentro da programação especial voltada para esse mês de março, dedicada às mulheres. A próxima exibição de filme está marcada para a sexta-feira, 8, a partir das 18h30, no auditório do Campus Humberto Teixeira, na avenida Dario Rabelo. Como sempre a exibição é gratuita. Dessa vez o filme é legendado e a classificação é para o público a partir dos 14 anos. A iniciativa é do ator e produtor cultural Rheginaldo Linhares, que passou a disponibilizar o acervo de filmes em VHS para assistir junto com o público. Além de colecionar filmes em VHS, ele também coleciona discos de vinil.
A coleção
“Na época, como meus pais não tinham condições de comprar um videocassete, a gente assistia na casa de amigos, de parentes. Depois consegui um primeiro videocassete, bem velhinho, depois um mais moderno, mas antes passei muito tempo, cuidando dos filmes. Tive essa ideia de partilhar esse acervo com as pessoas e vem dando certo”, comentou Rheginaldo, que começou a coleção comprando filmes de uma locadora que estava substituindo as fitas para DVDs.
“Em Iguatu, tinha uma antiga locadora que funcionava onde é um estacionamento em frente ao Hospital São Camilo, na época eles estavam migrando do VHS para o DVD e começaram a vender as fitas por R$ 10,00. Com o passar do tempo baixaram, chegando até R$ 2,00. Eu reservava um pouquinho de dinheiro que conseguia trabalhando e comprava um filme. Depois uma colega minha que trabalhava lá disse que o dono estava me chamando lá, e para minha surpresa me deu todos os filmes em VHS. Eu fiquei muito feliz e foi assim que dei uma guinada na minha coleção. Com isso, fui aumentando meu acervo. Em 2017, ganhei um aparelho de videocassete. Depois fui organizando, comprando outros e mais filmes”, ressaltou Rheginaldo, que teve seu projeto contemplado com a Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, para desenvolver o projeto levando a exibição de filmes para outros espaços.
Para conhecer mais sobre o projeto e programação basta seguir pelas redes sociais o perfil @sessaohvs_cinema.
0 comentários