100 dias de “Vossa Excelência!
Por fim, a crise sumiu e o governo Bolsonaro comemora 100 dias em meio alguns anúncios como: Confirmação da 13ª parcela do Programa Bolsa Família, regulamentações da Educação Domiciliar e da Lei Brasileira de Inclusão, iniciativas que já foram publicizadas pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Outro decreto, que proíbe ‘vossa excelência’ em comunicação do governo. Já a Reforma da Previdência segue em outro cenário com os partidos. Alguns discutem expor saída do sistema de capitalização da reforma. Agora, porém, nomes de legendas como o PP e o PSD dizem que é melhor extirpar essa parte da proposta. A estratégia é boa perante o eleitorado, mas pode dificultar a interlocução partidária com Vossa Excelência. E pra não atingir o céu de brigadeiro, fantasma de greve de caminhoneiros fez governo segurar preço do diesel. Já a companhia afirmou em nota que há margem.
Fatos & Blogs
Juíza determina que radares não podem ser retirados ou desligados em rodovias federais
Caso a decisão não seja cumprida, a magistrada estipula multa diária de R$ 50 mil para cada equipamento que não esteja em funcionamento. A decisão relata que “nenhum medidor de velocidade seja retirado ou desligado das rodovias federais, em todo o Brasil, até manifestação liminar deste juízo; exceto, quando estiverem danificados, situação que deverão ser prontamente substituídos nos termos do contrato celebrado. Já a punição mais suave no trânsito é alvo de críticas. Ao flexibilizar as regras, podemos colher mais mortes”, diz a deputada Christiane Yared, da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.
Quinta-feira santa será ponto facultativo no Ceará
Publicado na quinta-feira (11) no Diário Oficial do Estado, decreto assinado pelo governador Camilo Santana (PT) estabelecendo ponto facultativo no próximo dia 18 de abril, Quinta-Feira Santa. Na sexta-feira, 19, é feriado em âmbito nacional. Na tradição cristã, a Quinta-Feira Santa marca o dia em que Jesus Cristo e seus apóstolos participaram da última ceia. Neste dia houve a partilha e consagração do vinho e do pão. Apesar do ponto facultativo, o decreto estabelece que será normalmente assegurado fornecimento de água e serviços da Polícia Militar, Polícia Civil, Perícia Forense e Corpo de Bombeiros, assim como atendimento médico-hospitalar e de ambulatórios médicos especializados que atendem pacientes já agendados. Também funcionarão equipamentos culturais do Estado, postos do Hemoce, além do Samu Ceará (192).
Aluno de ensino a distância é vetado por conselhos
Conselhos profissionais têm aprovado resoluções que proíbem os estudantes formados pelo ensino a distância de exercerem a carreira. Afirmam que atividades práticas são essenciais para a formação. As universidades recorrem à Justiça.
Guedes promete criar imposto único e ajudar prefeitos
O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou durante encontro com prefeitos, que o governo planeja criar um imposto único federal juntando de três a cinco tributos federais. Guedes prometeu ainda que os impostos e contribuições passarão a ser compartilhados pela União com governadores e prefeitos, que receberiam a maior parte dos recursos.
Saneamento, uma luta de todos
A chuva passa, mas ficam as consequências nos bairros iguatuenses onde não há saneamento básico. Mas para chegar rede de esgotamento sanitário aos bairros é preciso paciência por parte da população que aguarda ao logo dos anos, mesmo tendo uma legislação ambiental. A cidade foi banhada com as chuvas de 53mm durante hora e meia alterou a vida da população iguatuense na manhã desta quinta-feira (11). Com muita gente circulando pelo comércio, as reclamações ficaram pela falta de estrutura no centro da cidade e saneamento, impactando no trânsito e estacionamentos. Para um especialista, o momento é adequado para debater mudanças e cobrar melhorias, um fato reclamado há muito pela população e contribuintes em geral. Já na Av. Perimetral, motoristas aguardam pelas melhorias, pois coloca o trânsito mais lento e risco de acidentes por conta das crateras e destruição do asfalto.
Consórcios de Saúde
A briga política por cargos nos consórcios de saúde se intensifica no Estado. Conforme (DN), a polêmica foi desencadeada por requerimento de autoria de Agenor Neto (MDB) pedindo informações à Sesa sobre os equipamentos. A disputa em torno dos consórcios foi revelada pelo Diário do Nordeste no fim de março. Parlamentares governistas vêm pedindo auditorias em consórcios – que são responsáveis pela administração de policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) – durante gestões ligadas a adversários políticos. A população acompanha o desfecho.
0 comentários