Sobre a criação da Retórica conta-se uma lenda peculiar. Dela foi protagonista o poeta Simônides de Céos (século V aC.). Ab illo tempore, certa vez, o rei de Céos encomendou ao citado poeta, a preço de ouro, um poema para louvar o seu esplendoroso reinado. Simônides aceitou e escreveu o poema. O monarca ofereceu um luxuoso banquete à sua corte e convidou o bardo para recitar os versos e, na solene ocasião, pagar-lhe o prometido. Assim se fez. Reunidos os nobres, lido o poema, Simônides pôs-se a explicar que a obra fora feita em duas partes. Na primeira, homenageava o rei. Na segunda, os deuses gêmeos Cástor e Pólux. Tendo ouvido isto, o rei, com sarcasmo, disse que pagaria só pela primeira parte. O pagamento pela segunda parte que o poeta fosse cobrar aos dois deuses. Imediatamente então, um servo entrou no salão dizendo que dois jovens chamavam o poeta fora do palácio. Simônides pediu licença e foi atender o chamado. Ao chegar lá fora não havia ninguém e, naquele instante, o palácio todo ruiu e todos que estavam dentro morreram, inclusive o rei.
Toda a cidade ficou consternada, em grande comoção. Sobretudo porque não poderiam enterrar decentemente os seus mortos, uma vez que estes ficaram desfigurados, em pedaços, sob os escombros. Então recorreram a Simônides, que tinha uma prodigiosa memória e lembrava-se de todos os detalhes de cada pessoa que estava no palácio antes da tragédia. Roupas, atributos, objetos, todo o cenário então foi reconstituído e as pessoas puderam identificar seus parentes e dar-lhes as exéquias com honra.
O singular mito é uma grande metáfora sobre o poder e a importância da memória para a eloquência e para o ensino. Decorar é fundamental. É tirar do coração (de+ cor). Não é concebível o aprendizado sem memorização efetiva. Bis repetita iuvant, dizia o provérbio latino: as coisas repetidas ajudam.
Assim sendo, o verdadeiro professor não é o “professor moderno”. Paulo Freire e a sua deplorável grei estão completamente equivocados. O verus magister et magnus. O verdadeiro e grande professor é protagonista sempre. Sempre detém o conhecimento. Sua aula é uma palestra segura e apoiada na memória. Jamais será escravo de ridículas mídias e tecnologias. O aluno é tabula rasa, sem luz (a _ lumen), e deve humildemente sorver o conhecimento que lhe é dado.
Rem tene verba sequntur.Tendo o conteúdo, seguem-se as palavras. O professor deve ter o saber na memória e no coração. As palavras, como melífluo néctar, brotarão. Porém jamais lidas na parede por intermédio de uma projeção visual de um reles computador. A memória e a fluente retórica sempre separarão os seguros, grandes e verdadeiros professores dos “professores modernos”.
Professor Doutor Everton Alencar
Professor de Latim da Universidade Estadual do Ceará (UECE-FECLI)
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