Simpósio destaca legado de dom José Mauro

18/02/2023

É esperado hoje, sábado, 18, no auditório do hotel Diocesano, no bairro Planalto, a partir das 8h um grande público que irá participar do I Simpósio sobre o legado de dom José Mauro, o primeiro bispo da Diocese de Iguatu. O evento é realizado pelo Instituto Dom José Mauro junto com organizações e entidades parceiras.

“A gente vai o dia todinho, no Diocesano. Vai ser um bom acontecimento que também tem uma grande dimensão social, sociocultural, vamos tratar não só dessa questão religiosa. Mas o todo o legado deixado por nosso querido amigo dom Mauro”, ressaltou o cantor, compositor e poeta Zé Vicente, membro do Instituto Dom José Mauro.

O encontro é voltado para todas as pessoas que desejam conhecer mais sobre a história de vida, a importância da contribuição de dom José Mauro, que teve uma vida eclesial dedicada ao desenvolvimento social e econômico não só de Iguatu, mas de toda diocese. A intenção é refletir sobre a história da Diocese de Iguatu, nesses 60 anos de instalação. Tendo como principal protagonista dom José Mauro.

Uma programação intensa com conversas, histórias desse legado de dom Mauro Ramalho. “A programação, além das palestras, vai ter muita música, poesias, uma exposição, entre outras atividades. Vamos viver esse momento, lembrar, e sorrir também com as histórias e o bom humor do nosso primeiro pastor”, disse, convidando o público o cantor e amigo.

A professora universitária Socorro Pinheiro, admiradora de dom Mauro, em recente publicação neste período destacou a figura do religioso e seu legado. Segundo ela, dom Mauro deixou legado para a igreja por meio de suas muitas atividades pastorais, as comunidades eclesiais de base, das missões, pois fez um pastoreio realizado com muito amor e zelo guiado pelo Espírito Santo. “Seu legado também se encontra na educação, na cultura, na arte, na promoção humana, nas questões sociais e na valorização da vida. O legado de dom Mauro deve permanecer em nossa memória individual e coletiva”, afirmou.

Dentro desse dia marcante, o público é convidado a conhecer mais sobre a história da diocese de Iguatu, nos seus 60 anos. “Vamos olhar o passado, mas olhando para o futuro. Convidamos não só quem viveu isso daqui, mas a todos. Venha viver conosco esse dia. Vai ser muito bonito, proveitoso”, ponderou monsenhor Queiroga.

Saiba mais

Dom José Mauro Ramalho de Alarcon e Santiago, bispo emérito da diocese, nasceu em 14 de maio de 1925 na cidade de Russas, Ceará, fez seus estudos eclesiásticos no Seminário da Prainha em Fortaleza onde ingressou em 1937 concluindo o curso de seminário maior em 1948 quando foi ordenado sacerdote por dom Aureliano Matos, bispo da diocese de Limoeiro do Norte.

Designado pelo Papa João XXIII, dom Mauro chegou a Iguatu no dia 03 de fevereiro de 1962, tomando posse no Trono Episcopal no dia imediato, por ocasião da solenidade litúrgica em que se procedeu a Ereção Canônica da Diocese de Iguatu.

Após 38 anos de serviços ininterruptos, dom Mauro, por decisão papal do Papa João Paulo II, no dia 26 do setembro de 2000, em virtude de ter atingido a compulsória – 75 anos de idade – passou o cajado ao sucessor bispo auxiliar dom José Doth de Oliveira (in memoriam).

Dom José Mauro de Alarcon e Santiago faleceu no dia 9 de dezembro de 2019, aos 94 anos. Ele foi o primeiro bispo de Iguatu, estando à frente da diocese por 38 anos.

 

Serviço

I Simpósio – Legado de Dom José Mauro nos 60 Anos da Diocese de Iguatu
Local: Diocesano de Iguatu|
Horário: 8h a 16h
Data: 18 de fevereiro
Taxa de inscrição: R$ 42,00 (incluso lanche e almoço)
Inscrições pelo link: https://surveyheart.com/form/6386b8340e707b41bcdf7ebc

PIX para pagamento da taxa de inscrição: CNPJ do IDJM 39.467.476/0001- 72

 

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *