Suassurana celebra 114 anos de devoção a São João Batista

22/06/2024

Uma das festas religiosas mais esperadas pelos devotos nesse mês de junho é a de São João Batista, o santo popular celebrado no distrito de Suassurana, no período de 13 a 24 de junho. O festejo religioso é bastante participativo. A igreja localizada na avenida principal fica cheia todas noites de novena. Além das celebrações à noite, pela madrugada, acontecem caminhadas com a imagem do padroeiro. Muitos aproveitam o período para ‘pagar’ graças alcançadas, outros pedem a intercessão do santo. É uma festa centenária, quando este ano são celebrados 114 anos de devoção.

Valmir Moreno, 92, participa todas as noites do novenário. Ele contou um pouco da história de devoção a São João Batista. “A imagem do padroeiro São João Batista chegou aqui em Suassurana por intermédio do monsenhor José Coelho, que era vigário na época e conseguiu essa imagem, com a inauguração da estrada de ferro, que foi no dia 10 de junho de 1910. Não era desse jeito a capela, era bem menor e com o passar do tempo foi crescendo e hoje tornou essa grande festa que se comemora 114 anos de devoção de novenas, de festa, de altos e baixos, anos maravilhosos, anos um pouco fraco, mas nunca se deixou de fazer a festinha de São João Batista. Antes tinham outros santos que a gente celebrava, São José, Coração de Jesus, mas hoje em dia a modernidade mudou muita coisa e celebra-se apenas a festa de São João Batista que está muito bem organizada.”, comemorou Valmir.

Devotos

Os relatos de devoção ao padroeiro da comunidade são bem parecidos. Muitos começaram ainda na infância trazidos para a novena pelos pais, e continuaram crescendo nessa fé. De acordo com Graciana Gomes, “A gente participava de um grupo de jovens na comunidade e passou a cantar, participar das celebrações do grupo de canto. Eu não tinha voz bonita, mas persisti e me engajei cada vez mais, me aproximei de Valmir que era o encarregado na época da capela. Sempre ajudava nas atividades da capela”, conta a integrante do Conselho da Capela de São João Batista, explicando ainda que desde o início do ano que começam os preparativos para o novenário. “Nosso coração já fica entusiasmado. É a melhor época pra gente. A festa do padroeiro é muito trabalho, dedicação, mas o sentido é de dever cumprido. É muito bom, gratificante. Muitas mãos se doam nessa festa para que saia tudo conforme planejado com as Graças de Deus” pontou.

Este ano a comunidade de Suassurana foi presenteada com uma imagem do padroeiro. Na entrada da vila foi construída uma coluna onde foi exposta a imagem de São João Batista. “Essa imagem foi colocada como forma de pagar uma graça alcançada. Tem uma pessoa da comunidade que passou por um problema de saúde. Ele tinha vontade muito grande de colocar uma imagem, mas como não tinha condições de fazer, então a família se reuniu e mandou fazer essa imagem que hoje está muito bonita na entrada da nossa comunidade, abençoando quem chega e indicando o cordeiro de Deus”, complementou Graciana.

Eliene Pereira, que também faz parte do Conselho Administrativo da capela, conta como teve início a devoção. “Minha mãe sempre costumava trazer a gente desde criança, com o passar do tempo. Depois que eu me crismei, descobri minha verdadeira vocação dentro da igreja. Os primeiros que estiveram à frente da igreja nos prepararam. Fomos preparados para esse momento que estamos assumindo agora. Toda festividade, trabalho de partilhar, dar testemunho do amor de Deus para aqueles que ainda não conhece. É uma alegria imensa. Eu me sinto realizada fazendo parte da nossa igreja. São nove manhãs e nove noites em que podemos juntos com a comunidade descobrir a importância de Deus em nossa vida”, comentou.

De acordo com Sirineu Moreno, produtor cultural e morador de Suassurana, a importância do trabalho desenvolvido pelos antepassados, seus pais e destaca a figura do Valmir Moreno, figura importante para a comunidade de Suassurana, que dedicou muito para o fortalecimento da fé dos moradores. “A nossa capela hoje se encontra como está graças ao empenho do seu Valmir. É necessário que a juventude desperte, não pare somente na Crisma, que continue dentro da igreja, continue na fé de São João Batista. A juventude é que traz vida para as igrejas, então a gente faz esse apelo mesmo, que os jovens se aproximem não só durante o novenário, mas sim durante toda programação anual de nossa capela.”

A programação das novenas prossegue até amanhã domingo, 23, com celebrações, quermesse, música ao vivo. Já na segunda-feira, 24, acontece a tradicional procissão com a imagem do santo pelas ruas da comunidade, seguida de missa.

 

MAIS Notícias
Atleta de jiu-jitsu busca apoio para realizar sonho no Sul-Americano
Atleta de jiu-jitsu busca apoio para realizar sonho no Sul-Americano

Geraldo Teixeira, 20, estudante de Direito e faixa azul de jiu-jitsu, está prestes a dar um grande passo em sua trajetória esportiva: participar do Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu, que acontecerá em São Paulo entre os dias 15 e 17 de novembro. Para realizar esse...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *