A implantação do sistema de coleta seletiva do lixo doméstico acontece amanhã, domingo, 6, no Distrito de Suassurana, a partir das 8h próximo à antiga estação ferroviária. “Não será um evento, mas um momento simbólico para marcar a instalação desse importante sistema de coleta naquela comunidade. Por conta da pandemia não pode ter aglomeração, mas vamos fazer a entrega oficial dos tambores para a ADESCE”, afirmou Mário Rodrigues, secretário do Meio Ambiente, Sustentabilidade de Proteção Animal de Iguatu.
O projeto está sendo implantado em parceria com a Associação de Desenvolvimento Social, Cultural e Econômico de Suassurana, ADESCE. Nesse primeiro momento serão cinco pontos de coletas, em cada local três tambores para o descarte do papelão, metal e plástico. “Vamos observar como é que a comunidade vai responder a essa produção. A ideia é que a gente tenha um agente ambiental, uma pessoa da comunidade dando esse suporte, essa orientação até que isso vire uma prática de toda comunidade. Acreditamos que esses cinco pontos não darão conta de toda a sede do distrito, porque é uma comunidade grande. Mas depois vamos avaliar e se for preciso, o compromisso do município através da Secretaria do Meio Ambiente é ampliar esses pontos de coletas”, destacou Rita Clares, membro do ADESCE, apontado que os tambores serão colocados próximo à Escola Maria Irismar, na sede da ADESCE, e nos cruzamentos das ruas São Vicente de Paula com a travessa São Vicente de Paula; Rua do Cemitério com travessa São Vicente de Paula e outro ponto próximo ao bar do Antônio Moreno.
“A gente pede o apoio e colaboração de toda população para organizar seus lixos em casa e colocar nos tambores corretos (papelão, plástico e metal)”, ressaltou a presidente da ADESCE, Graciana Gomes.
Sustentabilidade ambiental
Muitos moradores esperam ansiosos a chegada do programa desde que foi anunciado. A professora Antônia Moreno vê como positiva a iniciativa e espera o apoio de todos. “A implantação da coleta seletiva na nossa comunidade pela ADESCE nos dará a melhoria da qualidade ambiental, uma vez que é necessária a conscientização da população para a separação correta do lixo. A participação da sociedade é de suma importância para desenvolvimento desse projeto, que beneficiará a todos, pois com a coleta seletiva teremos a separação correta dos lixos que serão reutilizados para a reciclagem, tornando assim a sustentabilidade ambiental”.
Expansão
Ainda de acordo com Mário Rodrigues, o projeto também será levado para outros distritos, bairros e centro da cidade. “Estamos atrasados com a implantação desse projeto por conta da pandemia. Mas o primeiro bairro será o Centro, para a partir daí estender para outros locais. O pensamento da gente é fazer parceria com o pessoal do Programa Jovem Ambiental, do Governo do Estado. Estamos esperando eles serem selecionados e chamados para contribuir com essa ação”, concluiu.
0 comentários