Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza
A Constituição Estadual do Ceará completa 30 anos em 2019. Para celebrar e destacar a importância da elaboração desse conjunto de leis que norteia o funcionamento do Estado, a Assembleia Legislativa do Ceará apresenta para a população uma série de atividades e produções especiais em outubro. E um dos eventos para este mês de outubro é um evento debate, nesta segunda-feira, dia 7 de outubro, às 15 horas, no auditório Murilo Aguiar, reunindo na mesma mesa o ex-governador Ciro Gomes (PDT) e o senador Tasso Jereissati (PSDB). O jornalista Kennedy Alencar também fará parte do encontro. O debate será aberto ao público.
Os dois já foram grandes aliados políticos, mas hoje estão em partidos diferentes. Ambos dizem manter uma boa relação de amizade. Ciro e Tasso mostram hoje preocupação com os desdobramentos do governo Bolsonaro.
Tasso Jereissati tem tido participação direta na aprovação da reforma da Previdência, no Senado Federal. O projeto foi aprovado em primeiro turno pelos senadores. O segundo turno está previsto para ir à plenário após o dia 15 de outubro.
O ex-ministro Ciro Gomes, a exemplo do seu partido, o PDT, se posiciona contra o projeto defendido pelo Governo Federal para a Previdência. Isso, no entanto, não faz Ciro ser totalmente contra as ideias de Tasso Jereissati. Há quem a acredite, inclusive, em uma aproximação política dos dois para a sucessão municipal em Fortaleza, no próximo ano.
Incentivo à democracia
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto (PDT), ressalta que o Legislativo precisa da participação e do envolvimento da população para discutir política de forma democrática e respeitosa. Dessa forma, “a mobilização da AL para os 30 anos da Constituição possibilita que as pessoas acompanhem e participem dos debates e do que acontece na vida pública em geral”.
Segundo Sarto, a Constituinte foi um momento rico de redemocratização brasileira, de repactuação ideológica da esquerda e da direita no mundo todo, e a Constituição Estadual, seguindo a Federal, veio formatar um estado socialmente mais justo, onde se privilegiava o direito individual, coletivo, de livre organização e de pensar. “Portanto, temos muito o que comemorar nesses 30 anos. A nossa Constituição é a coluna vertebral e tem procurado balizar a conduta do estado do Ceará”, ressalta.
0 comentários