Em pouco mais de um mês, entre o dia 13 de março, até ontem, sexta-feira, 24, o açude Dr. Carlos Roberto Costa, o Trussu, subiu 9,27 metros. Saiu de 3,6 milhões de m3, correspondendo a 1,35%, para 49,77 milhões de m3, equivalente a 18,52%, segundo dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos – COGERH.
De quinta para ontem, o nível subiu 26cm. O volume de aporte foi de 2.196.000 m3. Isso graças ás chuvas que depois de uma trégua nesse início de abril voltaram a banhar a região. O Trussu fica no Distrito de Suassurana e é responsável pelo abastecimento de Iguatu e Acopiara. O açude não atingia a capacidade máxima de armazenamento que é de 268 milhões há nove anos. Desde de março de 2016 que o açude não atingia esse volume, considerado bom. Garantia de reserva hídrica pelo menos até o início da próxima quadra invernosa, em 2021.
De acordo com Anatarrino Torres, gerente regional da COGERH, as chuvas localizadas só dão recarga de um dia para outro, diferente quando há escoamento dos rios e riachos, que as águas vêm das partes mais altas. O mês de março, popularmente conhecido de boas chuvas, proporcionou boa recarga. Esperamos que venham mais chuvas para aumentar ainda mais o volume, considerado não suficiente para perenização do rio, mas ajuda principalmente a melhorar o abastecimento das cidades de Iguatu e Acopiara. Vamos torcer para que as chuvas continuem”, acrescenta.
0 comentários