TSI promove Semana Social do Envelhecimento

03/12/2022

 

Depois de dois anos sem a realização do evento, por causa da pandemia da Covid-19, Iguatu voltou a sediar a Semana Social do Envelhecimento. A programação acontece até hoje, sábado, 3, com o objetivo de promover diferentes reflexões sobre o processo de envelhecimento, focando na discussão da temática este ano que é ‘Velhices plurais: O direito de envelhecer’.

O evento que chega à 25ª edição, promovido pelo Sesc, por meio do programa Trabalho Social com Idosos – TSI. Hoje, a partir das 14h, acontece o XXIV Encontro de Integração de Idosos da Região Centro Sul, Sertão Central, Vale do Salgado e Inhamuns.

“Para gente, é uma gratidão imensa. A gente se sente valorizada. A autoestima nossa que fazemos parte do TSI aumenta, nós sentimos bem. Esse programa nos prepara para vivermos nossa velhice com mais sabedoria. Passamos a ter uma velhice acreditando que somos capazes diante de todas as adversidades que a vida nos proporciona. Para as pessoas entenderem que a pessoa idosa também é gente. O importante é viver bem. Nós sabemos quais são nossos direitos, nossos deveres. Dentro do TSI, a gente aprende tudo isso. Estudamos também o Estatuto do Idoso. A gente se sente capaz. Sabemos da nossa importância”, ressaltou Sônia Pinheiro, integrante do TSI.

Diversidade e particularidades

Um dos momentos mais importantes da programação foi a apresentação da peça teatral interpretada por idosas do grupo, em que numa conversa bem descontraída, com uso de novas tecnologias, mostra a importância da valorização, troca de experiência, amor, carinho e respeito que devem ser tratadas as pessoas idosas. “Todo esse trabalho para uma pessoa idosa subir ao palco tem toda uma formação técnica, teórica para que eles saibam realmente o que estão fazendo, o seu papel cidadão. E a peça é esse caminho para mostrar para a sociedade que eles sabem de seus direitos, que podem contribuir ainda muito mais nesse processo de envelhecimento”, destacou Raimundo Neto, gerente operacional do SESC Iguatu.

De acordo ainda com Raimundo Neto, a proposta é justamente essa, discutir a velhice enquanto uma etapa que, mesmo tendo suas necessidades, passa por importantes questões ligadas a gênero, raça e a classe, o que torna o envelhecimento um processo particular para cada pessoa. “Esses detalhes são fundamentais para compreender a diversidade do envelhecimento e assim desenvolver ações que abracem essas particularidades. Por isso que existe o TSI, que tem a ação de estimular a reflexão e a discussão sobre aspectos relativos ao envelhecimento. Durante todo o ano, discutimos os mais diversos assuntos, há compartilhamento de experiências, e a Semana Social é uma grande confraternização, culminando em todas as ações que aconteceram durante o ano. Há o compartilhamento de experiências dos idosos dos grupos que participam das atividades TSI”, disse Raimundo Neto.

A cada edição é trabalhado um tema que é discutido por meio de palestras, rodas de conversas para os técnicos que trabalham com grupos de idosos nos 35 municípios parceiros, com os idosos e com os familiares.

Sobre o TSI

O Trabalho Social com Idosos – TSI atua no Ceará desde 1983, e atualmente, só na Unidade Fortaleza do Sesc atende mais de 1.500 idosos. O objetivo do projeto é proporcionar atividades que visam a socialização, o desenvolvimento do envelhecimento ativo, o fortalecimento da autonomia e da independência, o incentivo das relações entre as gerações, além do trabalho realizado com a família.

Ao fazer parte do TSI, o idoso pode participar de atividades gratuitas como reuniões de integração, bailes temáticos, dinâmicas, vivências, palestras, oficinas, seminários, trabalhos manuais, canto coral e criação literária, entre outras. É possível ainda participar de atividades com valores subsidiados, como é o caso do curso de informática, aulas de Gerontomotricidade, Lian Gong, Terapia Ocupacional e Dança Sênior.

A programação teve início na quarta-feira, 30, com abertura com apresentação cultural do Grupo TSI da Unidade Iguatu do Sesc. Na quinta-feira, 1, profissionais de 35 municípios, que são assistidos pelo programa, participaram de formação profissional para técnicos que trabalham com idosos, além de apresentação teatral do grupo do TSI e uma rodada de conversa com sobre o tema da semana: “Velhices Plurais: O Direito de Envelhecer”. É um encontro com familiares dos membros do Grupo do Trabalho Social com Idosos – hoje, sábado, 03, a partir das 14h acontece o XXIV Encontro de Integração de Idosos da Região Centro-Sul, Sertão Central, Vale do Salgado e Inhamuns.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *