Em Iguatu, a Secretaria de Proteção e Defesa Animal passou a realizar a castração de cães e gatos, na unidade Castra Móvel. O trailer equipado com dois centros cirúrgicos está inicialmente atendendo na sede do Centro de Zoonoses, no Bairro Fomento. Diariamente são realizadas castrações.
“Iniciamos já há alguns dias o serviço de castração que estava parado. Iniciamos de maneira correta, com as devidas regulações junto ao Conselho, com medicação própria custeada pela Secretaria de Saúde, com veterinários e técnicos especialistas na área. Estamos tomando todas as medidas necessárias para atender os animais de Iguatu. Estamos usando a unidade por enquanto ainda fixo aqui, mas aguardando as devidas liberações do Conselho de Medicina Veterinária”, apresentou Valdomiro Neto, secretário da pasta, afirmando ainda que atende diariamente uma meta elevada de animais. “Estamos fazendo além do que antes era realizado, de nove, dez cirurgias dia, estamos fazendo entre vinte, vinte cinco cirurgias, entre felinos e cães, machos e fêmeas. Além de dar atenção a algumas urgências cirúrgicas, que também aparecem aqui na secretaria”. Segundo ele, 60% das vagas foram destinadas para animais em situação de rua, que são cuidados em parceria com os protetores. “Fizemos o cadastro para esses animais menos favorecidos, para dar prioridade a eles, isso mandando nossa unidade de coleta buscar esses animais. E para o animais de cunho particular, abrimos vagas no final de março, mas foram muitos elevados, gerando uma marcação para as agendas de abril e maio. Estamos segurando novas vagas, diante dessa alta demanda, mas que esperamos abrir novas vagas para junho”, completou.
Vantagens
Para a cuidadora voluntária de animais em situação de rua, Gislaine Lima, o funcionamento do Castra Móvel ajuda a amenizar a situação de aumento de animais nas ruas da cidade, podendo fazer esse controle e ofertar melhor qualidade de vida para esses animais. “A gente tira do nosso bolso para comprar ração, medicação, às vezes levar para veterinário. A grande vantagem de estar com o Castra Móvel é que não estamos trazendo os insumos. A secretaria está custeando tudo”, ponderou.
Gislaine apontou também que a Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal deve realizar ações de conscientização para a população. “Eles devem mostrar para a população que maltratar animais é crime, abandonar animais é crime e a gente sempre se depara com essa situação, tem muito animais maltratados, envenenados. Isso é diariamente. A gente recebe vídeos e denúncias das mais diversas situações contra esses animais. É preciso agir com mais rigor, multar e até cadeia se for preciso”.
A unidade do Castra Móvel está instalada temporariamente no bairro Fomento. Antes os animais passam por uma avaliação clínica pelo médico veterinário, que verifica a saúde em geral dos pets.
0 comentários