Urnas da 13ª Zona Eleitoral são distribuídas hoje nos locais de votação

14/11/2020

As 308 urnas eletrônicas que serão utilizadas no pleito eleitoral de amanhã, domingo, 15, serão distribuídas hoje, sábado, em todos os locais de votação em Iguatu, Quixelô e Cedro, comarcas que integram a 13ª Zona Eleitoral. Depois de um mês de intenso trabalho de preparação, a sensação é de dever cumprindo, para as pessoas que prestaram esse serviço.

No Fórum Eleitoral Dr. Meton Vieira, no Bairro Bugi, durante esse período as urnas receberam recargas, mídias com dados dos candidatos, foram lacradas, divididas em lotes e receberam a assinatura do juiz eleitoral. “Todas as urnas passaram por todo processo exigido pelo TSE, estão preparadas para os locais de votação prontas para serem usadas no dia da votação. Elas ficaram nos locais de votação sob escolta de segurança até a abertura das eleições amanhã, domingo. Foi um mês de intenso trabalho para que tudo estivesse pronto para esse importante dia”, explicou o técnico de urnas, Antônio Cabral.

As mídias com informações digitais dos candidatos, partidos, coligações e eleitores alimentaram mais de 300 urnas –

Mais de 1.500 pessoas envolvidas trabalham para que as eleições transcorram de forma segura. Ontem, sexta-feira, foi concluída a checagem de dados de todos os eleitores nos cadernos de votação. A 13ª Zona Eleitoral compreende os municípios de Iguatu, Quixelô e Cedro. Iguatu tem 65.600 eleitores aptos a votar e 200 seções neste pleito. Já Cedro são 19.487 mil eleitores e 61 seções. Já Quixelô, menor colégio eleitoral, tem 13.287 eleitores e 43 seções eleitorais.

Orientações

Nessa reta final das eleições, o juiz eleitoral, da 13ª Zona Eleitoral, Eduardo Dantas, reforça algumas orientações sobre o dia do pleito eleitoral que deve ser seguido por eleitores. O horário de votação será das 7h às 17h, com horário preferencial das 7h às 10h para os maiores de 60 anos. “Se a pessoa tiver sintomas de febre, ou tiver dito Covid-19 nos 14 dias que antecede o pleito, a recomendação é que permaneça em isolamento domiciliar e faça a justificativa do voto pelo aplicativo e-título ou compareça ao Cartório Eleitoral, nos 60 dias subsequentes à data da eleição”, explicou o magistrado.

Na 13ª Zona Eleitoral, muitas sessões eleitorais foram agregadas ou desmembradas. “É importante que o eleitor consulte previamente o seu local de votação através de uma ligação gratuita para o número 148 ou pelo aplicativo e-título. O uso de máscara é obrigatório e só será admitido na sessão eleitoral quem tiver utilizando máscara, além disso as pessoas devem manter o distanciamento de 1,5m e se possível não levar crianças ou acompanhantes para o local da votação. Todos os eleitores devem levar um documento oficial com foto ou título digital se tiver feito a biometria”, esclareceu o juiz, que ressaltou ainda que as eleições municipais este ano que acontecem em meio à pandemia da Covid-19, e os protocolos sanitários para evitar contágio entre eleitores e mesários devem ser seguidos.

Nos locais de votação também terá disponível álcool em gel para o eleitor higienizar as mãos antes e depois da votação.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *